Participamos do

Varas da infância têm atendimento suspenso nesta sexta

12:42 | Mai. 30, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O atendimento ao público nas Varas da Infância e da Juventude de Fortaleza ficará suspenso nesta sexta-feira, 30, conforme o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE). O atendimento nas varas não funciona desde a última quinta, para implementação de mudanças no funcionamento das unidades.

Além do atendimento, o órgão informa que ficam suspenso os prazos processuais e as publicações de sentenças, decisões e intimações de partes e advogados, exceto nos casos de natureza urgente e necessários à preservação de direitos. Até sexta, serão realizados trabalhos de redistribuição e migração de ações entre sistemas processuais.

Na próxima segunda-feira, 2, entra em vigor resolução que prevê que as 1ª, 2ª e 4ª Varas da Infância e Juventude terão competência exclusiva para processar e julgar atos infracionais. Ainda segundo o TJ-CE, a 3ª Vara será responsável pelo julgamento de processos cíveis, como pedidos de guarda e tutela, ações de destituição do poder familiar e requerimentos de adoção.

Com a 5ª Vara da Infância ficará o atendimento inicial ao adolescente a quem se atribua ato infracional, além da execução de medidas socioeducativas e apuração de irregularidades em entidades que atendem jovens privados de liberdade. No caso dos plantões, realizados nos fins de semana e feriados, um dos juízes da Infância e da Juventude estará atendendo.

“Os magistrados atuarão em sistema de rodízio e atenderão apenas casos considerados inadiáveis e urgentes”, informou o Tribunal.

Redação O POVO Online

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente