PUBLICIDADE
Notícias

Primeira mudança do binário ocorre na segunda, 19

21:50 | 15/05/2014
NULL
NULL

Com a promessa de diminuir em 40% o tempo de viagem dos usuários do transporte público, a implantação do sistema binário nas avenidas Santos Dumont e Dom Luís passará por seis etapas até ser efetivado por completo, no dia 7 de junho. O sistema começará com agentes de trânsito e semáforo na Praça Portugal, com o túnel da Santos Dumont funcionando e sem definições quanto a estacionamentos e passeios.


Às 20 horas de segunda-feira, 19, as mudanças começarão na avenida Dom Luís, com sentido único Papicu/Centro entre a avenida Desembargador Moreira e a rua Tibúrcio Cavalcante, via que terá seu sentido modificado em um trecho para receber o fluxo de quatro faixas. A segunda etapa da intervenção também compreende à Dom Luís, chegando à Santos Dumont, com sentido único Centro/Papicu nas etapas 3,4 e 5. A última fase contempla as duas avenidas e conta com a finalização do túnel próximo à Via Expressa.


Uma nova linha de ônibus, chamada de Circular, também está prevista para ser implantada, circulando pelos 2 km de cada via do binário.

Indefinições
A Praça Portugal ainda é uma incógnita dentro do sistema, apesar de ser fundamental para que a redução do tempo de viagem dos ônibus aconteça. A regulamentação dos chamados estacionamentos em escama ao longo das vias também ainda não foi definida.

Destaques do binário
- Rua Tibúrcio Cavalcante muda de sentido: quem vier pela avenida Dom Luís nas faixas da direita dobrará à direita para entrar à esquerda na rua Tenente Benévolo; quem vier nas faixas da esquerda dobrará à esquerda para entrar à direita na rua Costa Barros.
- Uma linha de ônibus fará o percurso do binário, de 2 km em cada uma das avenidas.
- Todas as paradas ao longo das vias serão padronizadas, com abrigos e iluminação.
- A regulamentação dos estacionamentos depende de licitação que ainda será realizada.
- O projeto de transformação da Praça Portugal em cruzamento será enviado à Câmara Municipal na próxima semana. Até que a intervenção aconteça, o trânsito no local será controlado por agentes e semáforo.
- O túnel no cruzamento das avenidas Santos Dumont e Via Expressa deverá estar liberado até o dia 7 de junho, quando o binário funcionará por completo.
- Processo de arborização das avenidas só acontecerá após a fresagem e reposição do asfalto.

TAGS