Participamos do

Prefeitura anuncia plantio de 8 mil mudas até dezembro em Fortaleza

A meta integra o Plano de Arborização, divulgado nesta sexta-feira. O plantio será realizado em 14 avenidas da Capital
15:01 | Mai. 23, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
De junho a dezembro, a Prefeitura deverá plantar 8 mil mudas em Fortaleza. A ação compõe o Plano de Arborização, anunciado na manhã desta sexta-feira, 23, pelo prefeito Roberto Cláudio e pela titular da Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), Águeda Muniz.

O plantio será realizado em 14 avenidas da Capital, sendo duas em cada Secretaria Regional. De acordo com o cronograma de execução, a Avenida do Imperador e Tristão Gonçalves serão as primeiras vias, no dia 4 de junho. 

Na sequência, serão as avenidas Bernardo Manuel e Dr. Silas Munguba (30 de julho); Vila do Mar e Av. Leste Oeste (30 de agosto); Margem direita do Rio Maranguapinho, entre a ponte da Liberdade e a ponte da Av. Fernandes Távora /Av. Parsifal Barroso (30 de setembro).

Depois, o planejamento segue nas avenidas Dr. Aldir Mentor e Rogaciano Leite (30 de outubro); Presidente Costa e Silva/Avenida General Osório de Paiva (30 de novembro). As vias Regional VI ainda não foram definidas, mas a previsão é de ocorrer em 15 de dezembro.

Planos esperados
Ainda conforme o plano, até dezembro deste ano a Prefeitura planeja um mapeamento das áreas críticas, que requerem priorização, realizado pelos técnicos da Prefeitura. 

Já em julho de 2015 é a previsão da conclusão do "diagnóstico das condições da arborização de Fortaleza", contendo a situação atual da arborização para planejamento das ações em médio prazo.

Metas
A Prefeitura estima que atualmente Fortaleza tenha menos de 4m² de área verde por habitante. O mínimo recomendado pela Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (SBAU) é 15m² de área verde/habitante. No plano, a longo prazo, a meta é ter cobertura vegetal superior à recomendação.

A curto prazo, a meta é o plantio de pelo menos 35.000 árvores ou ampliação para pelo menos 8m² de área verde/habitante até dezembro de 2016. 

Já a médio prazo, plantio de 100 mil árvores ou ampliação para pelo menos 15m² de área verde/habitante até dezembro de 2020; além da "readequação das calçadas para compatibilidade com a arborização e readequação de fiação elétrica".



Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente