Participamos do

Internos causam tumulto em centro educacional um dia após fuga

Os jovens queimaram colchões, quebraram objetos e agrediram outros dois internos
21:48 | Abr. 18, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Três internos do Centro Educacional Aloísio Lorscheider (Cecal), no Planalto Ayrton Senna, provocaram um motim na manhã desta sexta-feira, 18. Segundo o juiz Manuel Clístenes, titular da 5ª Vara da Infância e Juventude de Fortaleza, os jovens queimaram colchões, quebraram objetos e agrediram outros dois internos. O Cecal abriga jovens com idade entre 18 a 21 anos, já sentenciados.

O juiz explica que os três jovens danificaram as celas para atrair a atenção dos orientadores educacionais. Em seguida, eles foram em busca dos outros dois internos, que foram agredidos com barras de ferro. As vítimas jovens tiveram escoriações sem gravidade e foram conduzidos ao Instituto Médico Legal (IML). Eles já retornaram à unidade. Não foram realizadas transferências, de acordo com o juiz. Os três internos responsáveis pelo tumulto foram conduzidos a uma delegacia.

A confusão ocorreu um dia após cinco internos serem resgatados da unidade. Na madrugada de quinta-feira, o grupo quebrou celas com barras de ferro e imobilizou dois funcionários. Com o auxilio de uma “teresa” (espécie de corda artesanal feita com lençóis), os cinco jovens escalaram o muro do Cecal. O juiz Manuel Clístenes relata que dois veículos aguardavam o grupo ao lado de fora.

Ainda de acordo com o juiz, investigações preliminares apontam que o jovem alvo do resgate seria um interno que teve o irmão assassinado na última quarta-feira. "Possivelmente um deles iria participar do velório do irmão", diz o juiz. “Quando acontecem esses resgates, outros internos pegam carona”, acrescenta.

Clístenes informa ainda que os cinco fugitivos respondem por crimes de homicídio. Um deles cometeu latrocínio. Até a noite de ontem, nenhum dos jovens tinha sido capturado.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente