Participamos do

Hospital Geral de Fortaleza realiza primeiro implante binaural do Ceará

16:27 | Abr. 15, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
A primeira cirurgia de implante binaural do Ceará será realizada nesta quarta-feira, 16, no Hospital Geral de Fortaleza (HGF). É a primeira unidade de saúde no Estado, entre públicas e privadas, a realizar o implante binaural. O procedimento consiste em colocar um único aparelho auditivo que possibilita a perfeita audição de pacientes. Os dois pacientes desta quarta tiveram diagnóstico de perda auditiva profunda dos dois ouvidos.

A cirurgia
O binaural é um implante com um único processador que estimula a audição dos dois lados. A técnica é nova, chegou ao Brasil em 2013, e vem para aperfeiçoar o tratamento de pessoas com problemas auditivos, por ser mais eficiente, menos invasiva e com menor custo, já que o equipamento é implantado apenas em uma orelha. Entretanto, permite a audição bilateral (dos dois ouvidos), uma vez que o equipamento transmite, através de rádio frequência, a sonoridade para o outro ouvido. Enquanto o aparelho auditivo amplifica os sons externos, o implante binaural é um dispositivo eletrônico de alta tecnologia que estimula o nervo auditivo, melhorando a qualidade dos sons e da comunicação oral de cada paciente.

Cada implante binaural custa 160 mil reais, com recursos do Ministério da Saúde. Atualmente o Centro de Saúde Auditiva do HGF é único do Estado com credenciamento pelo Ministério da Saúde.

A grande diferença do aparelho auditivo para implante coclear é a qualidade na discriminação da comunicação oralizada. Geralmente todo paciente que espera receber o implante tem a expectativa de ouvir o mais rápido possível. Porém, são orientados sobre as avaliações, o procedimento cirúrgico, a ativação destes eletrodos, os acompanhamentos e as terapias que deverão realizar durante o uso do dispositivo eletrônico. Outra boa notícia é que tudo isso é feito no próprio HGF. O aprender a ouvir surgirá no dia a dia.

Redação O POVO Online, com informações do HGF

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente