PUBLICIDADE
Notícias

Grupo de agricultores invade fazenda na CE-060

16:25 | 14/04/2014

Atualizada às 10:25 de terça-feira, 15

Um grupo formado por mais de 100 integrantes ligados à Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Ceará (Fetraece), invadiu, durante a madrugada desta segunda-feira, 14, a fazenda Uruanan, do grupo Cione, situada no km 04 da estrada do algodão, rodovia CE-060. Na propriedade, de cerca de 10 mil hectares, a produção é direcionada para a cajucultura. Os agricultores estão instalados em casas que existem no local e não houve conflito durante a ocupação.
[SELOLEITOR]

De acordo com o gerente da empresa, Paulo César Costa, foi feita uma proposta de venda da fazenda ao governo federal. O grupo que invadiu parte do terreno e as casas também deseja comprar a propriedade. A invasão teria sido uma forma de pressionar os proprietários para que eles tenham preferência na hora da venda, acredita Paulo César.

O gerente disse ainda à reportagem que enquanto o acordo não for fechado com o Governo, o grupo deverá permanecer nas terras da fazenda, sem maiores conflitos, já que eles estão instalados nas casas.

Ocupação

Em nota, a Fetraece informou que os  agricultores ocuparam a propriedade como forma de buscar agilidade da aquisição da propriedade para os agricultores e agricultoras por meio do programa Crédito Fundiário.

Segundo o sindicato, os agricultores querem o apoio governamental para a compra da fazenda, assim com o proprietário demonstra interesse em vender. “Não ocorreu invasão, mas sim, ocupação da propriedade que já está em negociação”, explica ainda o sindicato.

Esta matéria foi sugerida por um leitor pelo WhatsApp do O POVO, no número (85) 8201 9291. Mande você também informações em tempo real para O POVO. 

ERRAMOS: O grupo que ocupa a fazenda Urunan é ligado à Fetraece e não o que foi informado inicialmente.

Redação O POVO Online

TAGS