Participamos do

Devedores de pensão alimentícia no Ceará terão nome incluído no SPC/SERASA

16:44 | Abr. 16, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Quem deixar de pagar pensão alimentícia no Ceará poderá não apenas ter sua prisão decretada, como também ter seu nome incluído no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) - Serasa. Por iniciativa da Comissão de Direito de Família da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção do Ceará (OAB-CE), a Corregedoria-Geral da Justiça do Estado editou, na última segunda-feira, 14, provimento que dispõe sobre o protesto de sentença proferida em ação de alimentos.

Dessa forma, o alimentante inadimplente ficará impedido de ter acesso a qualquer tipo de crédito no mercado, até que volte a pagar a pensão do filho ou cônjuge.

A medida, de caráter coercitivo, pretende fazer com que o devedor honre com o pagamento que foi acordado na decisão judicial, diminuindo os processos de pensão alimentícia que hoje se acumulam na Justiça, segundo a Comissão de Direito de Família. Estima-se que no Ceará existam mais de cinco mil ações de alimentos em trâmite nas diversas comarcas.

De acordo com o provimento, para protestar em cartório a inadimplência, é necessário apenas solicitar a certidão de dívida judicial na secretaria da Vara onde tramita o processo. Devem constar no documento o nome e a qualificação do credor e do devedor, além do número da ação e o valor da dívida. Em seguida, é só levar a certidão num cartório de protesto. O alimentante inadimplente será cobrado pela dívida e também por todos os custos cartoriais.

O protesto em cartório não irá anular o procedimento já adotado hoje pelos juízes, que podem decretar prisão civil após parcela vencida de pensão não-paga. O novo instrumento deve dar mais agilidade à operação de pagamento por parte do devedor, já que com o protesto do título, a comunicação sai em 72h e, não havendo pagamento, a negativação do nome do alimentante inadiplente é executada em seguida.

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente