Participamos do

Condutores fazem retornos proibidos pelo canteiro central de avenidas

16:26 | Abr. 30, 2014
Autor Lucas Mota
Foto do autor
Lucas Mota Repórter na editoria de Esportes
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Nesta quinta-feira, 30, motoristas foram flagrados realizando retornos através do canteiro central das avenidas Dom Luis e Santos Dumont. Foram retiradas 202 árvores do local para viabilizar a construção de binários, de acordo com Empresa Municipal de Limpeza e Urbanização (Emlurb).

[SELOLEITOR]Segundo a Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania (AMC), quem executa a operação de retorno com prejuízo da livre circulação ou da segurança está cometendo infração gravíssima, prevista no artigo 206 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), sujeito à multa no valor de R$ 191,54 e sete pontos na carteira.

O órgão ainda informou ao O POVO Online que agentes estão percorrendo as vias coibindo as irregularidades, mas também cabe aos motoristas respeitar as regras de circulação e de convivência urbana. De acordo com a AMC, a fiscalização é realizada diariamente nos trechos em obras.

Para evitar que os condutores cometam tais infrações e disciplinar o tráfego, serão colocados cones nos principais trechos das avenidas e a fiscalização será reforçada com o suporte de mais uma viatura da AMC.

Intervenções nas vias

A operação de retirada árvores do canteiro central das avenidas Dom Luís e Santos Dumont faz parte Plano de Ação Imediata de Trânsito e Transporte de Fortaleza (PAITT).

A licença ambiental permitindo a execução das obras foi emitida em 3 de abril, pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente, e anexada ao Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), assinado entre o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) e o Município de Fortaleza. A primeira sequencia vai da avenida Dom Luís até a Via Expressa.

O Paitt é uma "ação emergencial" para melhorar os principais problemas do trânsito da Capital em cinco pontos estabelecidos pela Prefeitura. Dentre as intervenções previstas, estão a polêmica implantação de binários nas avenidas Santos Dumont e Dom Luís, e a transformação da Praça Portugal em cruzamento.

Plantio


Quem vai definir o local do plantio das 202 árvores é a Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma) de Fortaleza. Além do transplante, de acordo com a Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), 225 novas árvores serão repostas nas calçadas das avenidas Santos Dumont e Dom Luís, além do entorno do Terminal do Papicu, que devem crescer até dois metros de altura.

Após a retirada das árvores, tem de ser feita a recomposição do local, onde ficam buracos. Neles, são colocadas pedras toscas, para depois passar pelo processo de fresagem do asfalto (uma espécie de raspagem) e, posteriormente, a via ser toda recomposta.

Esta matéria foi sugerida por um leitor pelo WhatsApp do O POVO, no número (85) 8201 9291. Mande você também informações em tempo real para O POVO.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente