Participamos do

Ceará registra queda de 83% de casos de dengue em março

A queda é ainda maior se comparado com março de 2013, quando houve diminuição de 95% de casos confirmados
18:03 | Abr. 04, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O Ceará registrou 117 casos confirmados de dengue, durante o mês de março deste ano, em 22 municípios. Número que representa uma redução de 83% em relação a fevereiro de 2014, que teve 712 confirmações. Os números estão no último balanço da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), divulgado nesta sexta-feira, 4.

A queda é ainda maior se comparado com o mesmo período de 2013, mês em que 2.357 pessoas tiveram a doença; ou seja, diminuição de 95%.  

[SAIBAMAIS 1]Em 2014, de acordo com o balanço, foram notificados 3.679 casos de dengue em 108 municípios. Destes, 1.367 casos foram confirmados em 58 municípios. Tauá foi a cidade com o maior número de confirmações no ano, com 521 registros, seguido de Fortaleza, com 240. Na Capital, foram descartadas outras 575 suspeitas no ano e 222 estão em investigação.

Prevenção
O supervisor do núcleo de controle de doenças transmitidas por vetores da Sesa, Neilson Rolim, atribui a diminuição do número de casos aos trabalhos de prevenção e combate direto aos focos da doença. "Sabendo onde tem a presença do vetor, a gente já trata de trabalhar aquela área para concentrar esforços", explica.

Ele destaca ainda os últimos investimentos realizados pelo Governo estadual no combate ao mosquito transmissor. "Foram adquiridos 15 novos veículos e 100 pulverizadores costais. Assim, otimizamos o controle".

Nesta sexta-feira, 4, conforme Neilson, foi realizada a segunda reunião entre Fortaleza e oito municípios da Região Metropolitana, para montar um Plano Metropolitano de Controle de Dengue. "Se estiver tendo chuva em Aquiraz, já concentra esforços para controlar lá e nos municípios vizinhos", cita.

A meta é finalizar o plano na próxima reunião, no dia 25 de abril. "Estamos otimistas e acreditando na iniciativa para ampliar para toda a Região Metropolitana. E futuramente, consolidando, podemos pensar em todas as regionais de saúde", antecipa.

Saiba mais
Bairros com mais casos confirmados em Fortaleza em 2014:
Mondubim - 10
Barra do Ceará - 9
Parquelândia - 9
Rodolfo Teófilo - 9
Jangurussu - 8 


Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente