Participamos do

166 árvores já foram retiradas das avenidas Santos Dumont e Dom Luís

Total retirado representa 82% das árvores que serão removidas das vias
17:03 | Abr. 28, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Nas avenidas Santos Dumont e Dom Luís, 166 árvores já foram retiradas do canteiro central desde a última quarta-feira, 23. O trabalho de transplante deve ser encerrado até a próxima sexta-feira, 2, quando completa o prazo de 10 dias estimado pela Prefeitura.

As ações fazem parte do processo para implantação do binário, que compõe o Plano de Ação Imediata de Trânsito e Transporte de Fortaleza (Paitt).

[SAIBAMAIS 2]Um total de 202 árvores será removido das vias e está sendo plantado no Horto Municipal, segundo a Prefeitura. Ainda não existe um destino definido de onde será realizado o transplantio.

Até o início da tarde desta segunda-feira, faltava a retirada de apenas 21 árvores da Dom Luís, no trecho da avenida Virgílio Távora até a Via Expressa. A via é a que concentrava o maior número de plantas. 

Na Santos Dumont, a retirada começou neste domingo, 27, segundo a Empresa Municipal de Limpeza e Urbanização (Emlurb), e restavam 15 árvores no canteiro central entre a avenida Desembargador Moreira e a rua Tibúrcio Cavalcante.

A previsão da Emlurb é de que todas as árvores da Dom Luís sejam retiradas até o fim desta segunda-feira. O cronograma sofreria alteração em caso de chuva, porque, conforme explica o órgão, "a raiz ficaria vulnerável com o solo molhado".

Plantio

Quem vai definir o local do plantio das 202 árvores é a Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma) de Fortaleza. Além do transplante, de acordo com a Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), 225 novas árvores serão repostas nas calçadas das avenidas Santos Dumont e Dom Luís, além do entorno do Terminal do Papicu, que devem crescer até dois metros de altura.

Após a retirada das árvores, tem de ser feita a recomposição do local, onde ficam buracos. Neles, são colocadas pedras toscas, para depois passar pelo processo de fresagem do asfalto (uma espécie de raspagem) e, posteriormente, a via ser toda recomposta.

Redação O POVO Online
 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente