Participamos do

Trabalhadores da Emlurb mantêm estado de greve

Trabalhadores marcaram nova paralisação para o dia 15 de abril. Emlurb informou estar aberta a negociações
12:59 | Mar. 21, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Atualizada às 14:05

Os trabalhadores da Empresa Municipal de Limpeza e Urbanização (Emlurb) realizaram paralisação na manhã desta sexta-feira, 21, na sede da Empresa. O sindicato reivindica melhores condições de trabalho e, após assembleia, decidiu pela manutenção do estado de greve. Próxima paralisação está marcada para o dia 15 de abril. A Emlurb informou que está aberta a negociação.

Durante ato público desta manhã, eles reivindicaram reajuste salarial, reestruturação com valorização dos trabalhadores, realização de concurso público, dentre outros pontos. O protesto citou também um suposto "esvaziamento da Empresa, inclusive com possibilidade de extinção do órgão", além de denunciar às más condições de transporte dos garis, que se locomovem sobre caçambas e junto ao lixo recolhido.

Uma vaca foi exposta no local como forma de denúncia de que os trabalhadores não estão recebendo o litro de leite diário, ao qual têm direito para evitar intoxicação por contato com o lixo. Demais reivindicações se referem à alteração da jornada de trabalho de 6 para 8h diárias, com o acréscimo proporcional de 33% no salário base, no auxílio refeição e nas demais vantagens; equipamentos de proteção individual; crachás para identificação dos trabalhadores e implantação dos quinquênios em atraso e reforma nas subsedes da Emlurb (ZGLs).

Uma nova assembleia, marcada para o dia 15 de abril, ocorrerá na sede da Emlurb, a partir das 8 horas. Em nota, a Emlurb informou estar levando todas as reivindicações de seus empregados para as reuniões das Mesas Setoriais.

Redação O POVO Online com informações do Blog do Eliomar

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente