Participamos do

Protestos pró-militares e antifascistas transcorrem sem conflitos no Centro de Fortaleza

16:48 | Mar. 22, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Atualizada às 19h06min

A Marcha da Família com Deus e a Marcha Antifascista foram realizadas na tarde deste sábado, 22, no Centro da Capital, próximo da Fortaleza de Nossa Senhora de Assunção, sede do Comando da 10ª Região Militar. As duas manifestações acabaram por volta das 17h30min. Sem conflito. 

>>> Confira galeria de fotos das manifestações

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Cerca de 100 pessoas participaram da Marcha da Família com Deus. Já a Marcha Antifascista reuniu cerca de 70 pessoas, a maior parte jovens, que partiram do Passeio Público, por volta das 16h, e seguiram pela rua Major Facundo. Ao chegarem na rua Castro e Silva, em frente à Catedral Metropolitana, eles foram impedidos de passar por cerca de 30 homens do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate). Não houve conflito. Segundo o Gate, a barreira de policiais teve o objetivo de evitar confronto entre participantes das duas marchas.

No Passeio Público, antes de sair pra rua, o pessoal da Marcha Antifascista gritava entre outras palavras de ordem: "Ordem e progresso é coisa de fascista/eu luto por direito, igualdade e justiça". E: "Democracia é uma piada/a juventude não vai mais morrer calada".

Elias Machado, 56, comerciante, na Marcha da Família com Deus (que nem marcha foi, porque ficou parada): "Os militares têm que fazer uma limpeza. Não dá mais pra aturar. O Brasil está virando a Venezuela, que é quem eles (o governo) apoiam e em quem eles se espelham". Entre as faixas, uma pedia a candidatura a presidente do general Augusto Heleno, ex-comandante das tropas da ONU no Haiti.

Apesar da movimentação intensa no local e das palavras de ordem ditas por manifestantes de ambas as marchas, o clima foi tranquilo e nenhum incidente foi registrado. Comerciantes da feira que ocorre no entorno do Mercado Central reclamaram das manifestações, pois segundo eles, assustaram os clientes e prejudicaram as vendas.

 

Redação O POVO Online, com informações do repórter Bruno Pontes

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente