Participamos do

Praça Portugal dá lugar a cruzamento e a quatro novos espaços de lazer

Com a intervenção, a Praça Portugal será dividida em quatro partes, formando as "Praças de Portugal"
16:20 | Mar. 07, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

As obras do Plano de Ações Imediatas em Transporte e Trânsito de Fortaleza (Paitt) serão realizadas em duas fases e vão contar com a implantação de binário nas avenidas Santos Dumont e Dom Luís, e a transformação da Praça Portugal em um cruzamento.

Veja fotos do projeto

As mudanças foram apresentadas pelo prefeito Roberto Cláudio (Pros) na tarde desta sexta-feira, 7, em entrevista coletiva à imprensa.

A primeira etapa das obras vai contar com implantação do sentido único na Santos Dumont (que passará a ser mão única no sentido Centro/praia a partir da rua Tibúrcio Cavalcante) e na Dom Luís, sentido inverso. As vias terão faixa preferencial de ônibus e ciclofaixa.

O prazo de entrega da primeira etapa é 31 de maio, quando da inauguração do túnel da Santos Dumont sob a Via Expressa pela qual passará o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).

Com a adoção do cruzamento, a Prefeitura desiste de implantar túnel no local, ideia anteriormente pensada.

Já na próxima segunda-feira, 10, começam as obras para retirada do canteiro central na avenida Dom Luís. Além disso, 202 árvores dos canteiros das duas avenidas serão transplantadas para o passeio das vias e outras, como as avenidas Paulino Rocha e Presidente Juscelino Kubitschek.

Praça Portugal
Com a intervenção, a Praça Portugal será dividida em quatro partes, formando as "Praças de Portgual". Elas serão criadas nas esquinas do cruzamento.

Ação "emergencial"
O Paitt, que foi anunciado em dezembro do ano passado pela Prefeitura de Fortaleza, é considerado uma "ação emergencial" para melhorar os principais problemas do trânsito da Capital.

O secretário-executivo da SCSP e coordenador do Paitt, Luís Alberto Sabóia, explica que o Plano prevê ações a serem executadas até o fim de 2014.

Nos próximos meses, os projetos-piloto começam a ser implementados com a utilização de um novo modelo para binários no trânsito de Fortaleza, tomando como referência, por exemplo, as avenidas Santos Dumont e Dom Luís.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine
Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente