Participamos do

Decon-CE tira dúvidas da população sobre direitos da Copa do Mundo

O serviço é referente à Semana do Consumidor e começará nesta quarta-feira, 12, e segue até segunda, 17
13:36 | Mar. 11, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Decon-CE) fará atendimento ao público em guichês espalhados por Fortaleza (Centro, Praia de Iracema, Náutico e Bairro de Fátima), com o objetivo de tirar dúvidas das pessoas e de abrir reclamações em relação à Copa do Mundo. O serviço, que é gratuito, é referente à Semana do Consumidor promovida pelo Programa e começará nesta quarta-feira, 12, e segue até segunda, 17.

“No ano passado, nós tratamos do turista, mas em 2014 optamos por dar ênfase principalmente ao consumidor nativo, cearense, aquele de, de certa forma, vai ter a sua rotina modificada por conta da Copa do Mundo. Ele também precisa ser defendido, pois é um sujeito de direitos”, disse a secretária-executiva do Decon, Ann Celly Sampaio Cavalcante.

Na sexta, será realizado um seminário, às 9h30min, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/CE), para discutir a mobilidade urbana e os impactos do Mundial no Direito do Consumidor. As inscrições devem ser feitas no próprio local, antes do evento.

No sábado, é a vez de comemorar o Dia Internacional do Consumidor, comemorado tradicionalmente em 15 de março. Das 8h às 14 horas, a data será celebrada na Praça do Ferreira com diversos serviços para o público. Vão participar as seguintes instituições: Anatel; Agência Nacional de Saúde (ANS); Autarquia de Regulação, Fiscalização e Controle dos Serviços Públicos de Saneamento Ambiental (ACFOR); Agência Reguladora do Ceará (Arce); Cagece; Coelce; Procon Fortaleza; Sindicato das Revendedoras de Gás do Ceará (Sincegas); e as operadoras TIM e Vivo.

Uma das novidades desta edição é que os serviços ganham maior amplitude, com atendimento ao público em outros pontos da Capital no Dia Internacional do Consumidor. São eles: Shopping Parangaba, Terminal de Ônibus do Siqueira, Praça da Imprensa, Shopping Benfica e Supermercadinho São Luiz (Cidade dos Funcionários). Nesse último, por exemplo, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) vai fazer testes de produtos com uma balança de alta precisão, para apresentar ao público se o peso informado nas embalagens corresponde à realidade. Os detalhes da programação podem ser verificados no site do Decon.

A Semana será encerrada na segunda, 17. Na ocasião, o Decon vai divulgar o Cadastro de Reclamações Fundamentadas de 2013, ou seja, o ranking das empresas que mais foram alvo de reclamações. A divulgação será às 10 horas, no auditório da Procuradoria Geral de Justiça.

Redação O POVO Online

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente