Participamos do

Árvores do canteiro central da Santos Dumont e Dom Luís serão replantadas, diz Prefeitura

Para implantar os binários previstos no plano com ações emergenciais para o trânsito, Prefeitura deve retirar as árvores dos canteiros centrais das vias. As árvores deverão ser replantadas nas calçadas
10:48 | Mar. 07, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Atualizada às 13h30min

 Uma coletiva do Plano de Ações Imediatas em Transporte e Trânsito de Fortaleza (Paitt), que será realizada na tarde desta sexta-feira, 7, no auditório da Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), deve anunciar, entre outras coisas, a retirada de árvores dos canteiros centrais das avenidas Santos Dumont e Dom Luís para a implantação de binários.

Segundo a Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), as árvores serão retiradas e algumas transplantadas para as calçadas das vias e outras irão para outras áreas da cidade que estejam necessitando de arborização. A Secretaria informou que mais detalhes do Plano só serão divulgados na coletiva logo mais à tarde.

O Paitt, que foi anunciado em dezembro do ano passado pela Prefeitura de Fortaleza, é considerado uma “ação emergencial” para melhorar os principais problemas do trânsito da Capital. Dividido em duas etapas, a primeira fase de execução de projetos-piloto será apresentada nesta sexta-feira.

O secretário-executivo da SCSP e coordenador do Paitt, Luís Alberto Sabóia, explica que o Plano prevê ações a serem executadas até o final de 2014. Nos próximos meses, os projetos-piloto começam a ser implementados com a utilização de um novo modelo para binários no trânsito de Fortaleza, tomando como referência, por exemplo, as avenidas Santos Dumont e Dom Luís.

De acordo com o projeto, a avenida Santos Dumont passa a ter sentido único, na direção Centro-Praia, até a Avenida Engenheiro Santana Júnior. Já na Avenida Dom Luís, o percurso será inverso até o fim da avenida, na Tibúrcio Cavalcante. A mão única, que terá quatro faixas em ambos os casos, irá prever também ciclofaixa e faixa exclusiva para ônibus. O primeiro modelo de binário será implantado até 31 de maio, quando será inaugurado o novo túnel da Av. Santos Dumont.

Outros projetos-piloto serão apresentados nesta sexta-feira, como a otimização das rotas de ônibus e vans, com implantação, inicialmente, no corredor da Av. Bezerra de Menezes; o novo modelo de fiscalização de trânsito a ser testado no Bairro Montese; e a reestruturação de estacionamentos rotativos no Centro da cidade.

Redação O POVO Online

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente