Participamos do

Sesa quer atingir meta de vacinação até este sábado

16:44 | Fev. 21, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
A campanha de vacinação contra o sarampo no Ceará está perto de chegar à meta estipulada pelo Ministério da Saúde: imunizar 95% das crianças de seis meses a menores de cinco anos. Até ontem, 86,96% da cobertura da população-alvo havia sido alcançada, com a vacinação de 257.167 crianças nos 19 municípios que participam da campanha. 

O objetivo da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) é que até este sábado, 22, os municípios consigam atingir a meta do Ministério da Saude. De acordo com o órgão, cinco cidades, até o fim da manhã, de quinta-feira, ainda não haviam alcançado a meta mínima. Outras seis que atingiram esse percentual total precisam atingir a meta em uma ou mais faixas etárias. 

Portanto, amanhã, um posto de vacinação funcionará na sede da Sesa (avenida Almirante Barroso, 600, Praia de Iracema) das 8 às 17 horas. A Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza também colocará postos de vacinação à disposição da população. 

Os outros municípios que ainda não atingiram a meta de vacinação estão adotando como estratégia a busca ativa de crianças não vacinadas em creches e escolas. Pais e responsáveis devem levar crianças de seis meses a menores de cinco anos para vacinar, mesmo que já tenham recebido a vacina tríplice viral na vacinação de rotina.

Monitoramento
Os municípios com metas cumpridas estão realizando o Monitoramento Rápido de Cobertura (MCR), para garantir a abrangência da cobertura vacinal. O monitoramento é uma atividade recomendada pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS). 
Redação O POVO Online com informações da Sesa  

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente