Participamos do

Servidores municipais realizam assembleia geral nesta quarta

10:06 | Fev. 11, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Atualizada às 11:00

Servidores e empregados públicos municipais de Fortaleza realizam uma assembleia geral nesta quarta-feira, 12, para decidir novas paralisações ou até pela greve. A concentração será a partir das 8 horas, na Praça do Ferreira. Segundo o Sindicato dos Servidores e Empregados Públicos de Fortaleza (Sindifort), as negociações com a Prefeitura não avançaram.

Os servidores reclamam que o ajuste salarial de 5,7% foi aprovado sem discussão e não repõe a inflação do ano passado. Eles tentam obter reajuste de 15%, valor formado pela recuperação de perdas salarias referentes ao período de maio de 2008 a dezembro de 2013, mais ganho real, ou seja, acima da inflação.

[SAIBAMAIS 2]No caso dos professores, o reajuste a ser reivindicado é de 19%, segundo Nascelia Silva, presidente do Sindifort. No entanto,  as entidades se dizem abertas à negociação, requerendo, pelo menos, 6,38%, mais as perdas salariais do ano de 2009. Os servidores também pedem autonomia administrativa, financeira e jurídica para o Instituto de Previdência do Município (IPM), realização de concurso público em todas as áreas onde houver carência, fim da terceirização, implantação dos anuênios/quinquênios com o pagamento dos atrasados, melhoria nas condições de trabalho, etc.

Os sindicalistas afirmam que a assembleia geral irá decidir se outros servidores, além dos agentes de saúde e endemias, entrarão em greve.

Manifestação no Paço
No último dia 3, a Guarda Municipal usou balas de borracha e spray para conter entrada de servidores na Câmara. O prefeito Roberto Cláudio chegou à Câmara para a solenidade, mas evitou a entrada principal para não gerar tumulto com os manifestantes.

Redação O POVO Online

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente