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Procon realiza segunda fase de fiscalizações em agências bancárias

14:56 | Fev. 26, 2014
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O Procon começou a segunda etapa de fiscalização em agências bancárias da Capital. No ano passado, o órgão da Secretaria de Cidadania e Direitos Humanos (SCDH) registrou irregularidades em 100 agências, que receberam a notificação de advertência, primeira penalidade prevista. Nesta segunda fase, os bancos podem ser multados em até R$ 12,1 milhões.

Durante a segunda fase, 20 fiscais do Procon vão visitar os bancos de Fortaleza até quinta-feira, 27. Segundo o órgão, o relatório final da fiscalização deve ser anunciado na primeira quinzena de março.

De acordo com o Procon, a medida visa garantir o cumprimento do Estatuto da Segurança Bancária, como prevê a Lei Municipal 9.910, aprovada em junho de 2012. De acordo com o coordenador geral do Procon Fortaleza, George Valentim, caso os bancos fiscalizados continuem com as irregularidades podem receber uma multa com o valor duplicado.

“Todos os recursos apresentados pelos bancos foram transitados em julgado. Persistindo as irregularidades após a aplicação da multa, a Lei prevê uma nova penalidade pecuniária, só que em dobro”, disse Valentim. Ainda segundo o coordenador geral, o Estatuto da Segurança Bancária determina que, permanecendo o descumprimento da Lei, a agência pode ser interditada até cumprir na integralidade as normas previstas.

Segundo o Procon, as irregularidades mais comuns constatadas nas 100 agências bancárias fiscalizadas dizem respeito à ausência de equipamentos exigidos pela Lei. Ainda de acordo com o órgão, 88 agências não equiparam caixas com divisórias e biombos; 84 não instalaram vidros laminados e resistentes ao impacto de projéteis provenientes de arma de fogo na fachada externa; 79 não contemplaram equipamentos de segurança e acessórios proibidos ou permitidos a vigilantes; 76 agências não forneciam informações de condições de acessibilidade e 75 não disponibilizaram armários individualizados para guarda de objetos de clientes.

O consumidor pode fazer denúncias e reclamações na sede do Procon (Rua Major Facundo, 869, Centro). Além disso, o órgão recebe denúncias virtuais neste link. O consumidor ainda pode obter informações do Código de Defesa do Consumidor pela central 151.

Redação O POVO Online

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