Participamos do

Limpeza de 21 mananciais é concluída

15:13 | Fev. 10, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

As operações de limpeza de canais, riachos e lagoas de Fortaleza se intensificaram com a chegada do período chuvoso. Iniciada em dezembro, a ação já concluiu a limpeza em 21 locais. A iniciativa é da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos, por intermédio da Emlurb, em parceria com a Defesa Civil do Município.

Comandada por equipes de garis, a operação conta também com equipamentos como pás mecânicas e retroescavadeiras para a retirada de aguapés, lixo e entulho dos mananciais. Além de 21 locais com limpeza concluída, outras 15 ações estão em andamento.

De acordo com a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, a limpeza evita a proliferação de mosquitos e roedores e minimiza os impactos ambientais causados pela colocação irregular de resíduos sólidos nos mananciais.

A operação também conta com a parceria da Célula de Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde, que tem atuado nas áreas que estão sendo limpas, inspecionando focos de animais sinantrópicos, como roedores e muriçocas. Em situações da confirmação desses focos, são desencadeados processos de desratização e eliminação de mosquitos.

A Emlurb recomenda a população a colaborar não jogando lixo na rua, canais, lagoas e bocas de lobo. A orientação é esperar o dia da coleta domiciliar, realizada três vezes por semana em cada bairro, para descartar os resíduos. O lixo deve ser ensacado e colocado na porta de casa próximo ao horário em que o caminhão vai passar. Assim evita-se que o lixo se espalhe pela rua e vá parar nos mananciais.

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente