Participamos do

Começam a ser ouvidas hoje testemunhas de acusação do caso Dnit

São 11 testemunhas de acusação, 75 de defesa e 29 réus acusados de envolvimento em esquema que teria desviado quase R$ 28 mi
09:32 | Fev. 11, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O julgamento de grupo que teria desviado quase R$ 28 milhões dos cofres públicos começa, em Fortaleza, na tarde desta terça-feira, 11. Às 14 horas, o juiz federal Ricardo Ribeiro Campos começa a ouvir a primeira das 11 testemunhas de acusação do chamado “Caso Dnit”. O processo investiga denúncia de que recursos foram gastos em serviços pagos e mal (ou não) realizados nas rodovias federais cearenses pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes. O processo começou em 2010.

Neste mês, serão ouvidas apenas as testemunhas de acusação. Em março, falam as de defesa (75) e, em abril, estão agendadas oitivas com 23 dos 29 acusados. As informações são da assessoria de comunicação da Justiça Federal no Ceará e atualizam dado publicado pelo

O POVO na edição de 19 de janeiro do DOM. - quando ainda eram 169 as testemunhas de defesa. A mudança pode ter acontecido por uma dispensa de testemunhas. A assessoria não conseguiu esclarecer ontem com a vara responsável, a 11ª, quando serão ouvidos os demais acusados não inseridos nas oitivas de abril.

São réus no processo servidores, funcionários, gestores do Dnit à época da investigação e sócios de empreiteiras supostamente beneficiadas em contratos fraudulentos. O Ministério Público Federal (MPF) acusa o grupo de coordenar obras não executadas e negociar o pagamento de propinas.

Entre os crimes apontados, lavagem de dinheiro, formação de quadrilha, peculato e corrupção. Nos autos do processo, todos os réus negaram todas as acusações.

Processo
Neste primeiro dia de audiências, dos 31 lugares do auditório da sede da Justiça, no Centro de Fortaleza, 27 poderão ser ocupados pelo público interessado. Os outros quatro foram destinados a profissionais da imprensa. Não será permitido o acesso de equipamentos de gravação nem celulares.

Após a fase de instrução (que inclui a oitiva de testemunhas e o questionamento de réus), o juiz dará um prazo e o MPF e/ou a defesa poderão requerer novas apurações ou perícias. Dependendo do andamento dessa etapa, a decisão, inicialmente prevista para ser divulgada até o fim deste semestre, pode ser adiada.

Serviço

Julgamento do Caso Dnit
Quando: hoje, a partir das 14h

Onde: auditório da Justiça Federal no Ceará (praça Murilo Borges, s/n, Centro)

Dos 31 lugares do auditório, 27 poderão ser ocupados por interessados - seguindo ordem de chegada

O processo (nº 0002885-38.2012.4.05.8100 ) pode ser acessado na Internet Link: www.jfce.jus.br

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente