Participamos do

Começa a aplicação de multas em faixas exclusivas na avenida Bezerra de Menezes

21:24 | Fev. 20, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Os condutores que desrespeitam a faixa exclusiva para coletivos da avenida Bezerra de Menezes começaram a ser multados nesta quinta, 20. A Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania (AMC) faz fiscalização usando quatro câmeras em cada sentido da avenida. As faixas são destinadas ao tráfego de ônibus, vans, táxis e transporte escolar. A punição é de R$53,20 e três pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).


Ontem, alguns condutores estavam desinformados sobre a aplicação das multas. O motorista Edmilson Furtado, 47, era um deles. Segundo ele, a medida vai obrigar os motoristas a respeitas o espaço dos coletivos. “Agora o pessoal vai respeitar. Eles mudam quando começa a pesar no bolso”, disse.


O empresário Rogério Silva, 37, disse que as infrações acontecem principalmente no início da manhã e no final da tarde. Segundo ele, nos horários de maior movimento, alguns condutores utilizam as faixas exclusivas como para fugir dos congestionamentos. “Os motoristasfazem ultrapassagens pela faixa e acabam atrapalhando a passagem dos ônibus”, declara.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine


Para o taxista Victor Ricardo Braga, 48, a fiscalização eletrônica é importante, mas falta a presença de agentes da AMC. “Eles deveriam ficar aqui pelo menos nos horários de maior movimento. Com os guardas, as pessoas respeitam mais”, opina.


De acordo com o taxista Francisco Magalhães, 52, o desrespeito vem dos motoristas de ônibus. Ele diz acessar a faixa exclusiva para fazer conversões à direita é difícil, porque os coletivos não dão passagem. “Depois que criaram a faixa, eles se acham os donos. Percebo que existe muita arrogância”.


Fiscalização
De acordo com a AMC, as câmeras de fiscalização estão dispostas ao longo da avenida a uma distância de 300 metros. Serão multados os condutores que forem flagrados trafegando pela faixa por duas câmeras consecutivas.


Segundo Venício Sales, chefe da fiscalização eletrônica, a recomendação é que os motoristas só usem a faixa uma quadra antes de realizar conversão à direita ou estacionar. Os condutores devem passar pela área pontilhada.


Ele reforça que a implantação da faixa exclusiva foi tomada para facilitar a locomoção dos coletivos. “Estamos priorizando o transporte público. Os passageiros precisam de pontualidade e essa medida está garantindo isso”, afirmou.


O órgão enviou 10 mil notificações educativas durante o primeiro mês de implantação das faixas exclusivas. A expectativa do órgão é que, com o início das multas, as infrações diminuam. “A maioria dos motoristas já seguem as nossas orientações, mas existem aqueles que só vão respeitar quando sentir o impacto das multas”, afirma.

SAIBA MAIS
A faixa exclusiva para ônibus funciona de segunda a sexta-feira, das 5h às 21 horas, e aos sábados, das 5h às 16 horas. Em domingos e feriados, o trânsito é livre.
Segundo a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), antes da implantação das faixas exclusivas, os ônibus trafegavam pela avenida Bezerra de Menezes com velocidade média de 13 km/h.
Com o espaço exclusivo, os coletivos agora passam pela via com 26,72 km/h, em média.
A Secretaria Municipal da Infraestrutura deve entregar o BRT (Bus Rapid Transit) do Antônio Bezerra ao Centro em agosto. Com o sistema, será criado um corredor exclusivo para transporte público com embarque e desembarque feito pelo lado esquerdo dos veículos.
Atualmente, a via está no Sistema Rápido de Ônibus (BRS, da sigla em inglês).

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente