Participamos do

Ceará realiza primeiro transplante de medula alogênico

Com a realização desse tipo de transplante no Ceará, não haverá necessidade de encaminhar pacientes para outros estados
09:59 | Fev. 12, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O primeiro transplante de medula alogênico do Ceará foi realizado em Fortaleza, na última terça-feira, 11, e teve duração de trinta minutos. A paciente de 29 anos, de Tabuleiro do Norte, que estava com leucemia aguda grave, ficará em observação durante os próximos 30 dias no Hospital Universitário Walter Cantídio (parceiro do Hemoce), segundo informações do Governo do Estado do Ceará.

Fernando Barroso, médico hematologista e coordenador do Banco de Cordão Umbilical e Placentário do Hemoce, destaca que a cirurgia foi um sucesso. Segundo ele, o transplante é resultado de 14 anos de luta e os bons resultados dos transplantes autólogos contribuíram para que o Ministério da Saúde aprovasse e autorizasse o Hemoce a realizar os transplantes alogênicos.

[SAIBAMAIS 2] Com a realização desse tipo de transplante ( quando o paciente recebe células sadias de outras pessoas doadoras) aqui no Estado, não haverá mais a necessidade de encaminhar pacientes para Atendimento Fora de Domicílio (TFD), em outros estados, como São Paulo, Santa Catarina e Rio de Janeiro.

Em 2012, o Hemoce, também em parceria com o Hospital das Clínicas, iniciou a coleta em doadores para transplante de medula óssea alogênico, não aparentado. Antes, na região nordeste, o procedimento era realizado apenas nos hemocentros de Natal e Recife.

Transplante
Ainda há seis pacientes aguardando doação de medula compatível. Cerca de 25% dos pacientes têm a chance de encontrar um doador compatível entre irmãos. Caso não seja encontrado entre familiares, procura-se no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome). A chance de encontrar alguém compatível é de 1 a cada 100 mil pessoas.

Desde setembro de 2008 o Hemoce, em parceria com o Hospital Universitário, realizam transplantes de medulo autólogo (o paciente recebe células sadias da própria pessoa). Ao todo, 128 procedimentos foram realizados até agora.

Como doar
Para doação de medula, os interessados devem se cadastar no Hemoce, responsável pelo cadastro dos doadores de medula óssea desde o ano 2000, através do número 3101.2296. Atualmente, mais de 119 mil pessoas estão cadastradas no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome). A compatibilidade entre o doador e o receptor é definida por um conjunto de genes, que devem ser iguais.

Para se cadastrar como doador de medula óssea é necessário:
- Ter entre 18 e 55 anos
- Estar bem de saúde
- Não ter tido câncer
- Não ter comportamento de risco para DSTs
- Apresentar documento de identidade e comprovante de endereço

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente