Participamos do

Sarampo acomete crianças e adultos

Casos são mais graves em crianças menores, desnutridas e pessoas com deficiência imunológica
16:34 | Jan. 15, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Uma criança de onze meses foi internada na última terça-feira, 14, no Hospital São José, em Fortaleza, sob forte suspeita de sarampo. As suspeitas aumentaram porque um familiar da criança havia tido contato com uma pessoa que chegara recentemente de Pernambuco, estado onde houve aumento nos últimos dias de casos da doença. Após exames, no entanto, foi descartada a possibilidade da criança estar com sarampo. Um caso de sarampo em adulto foi confirmado pela Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa) na última terça-feira, 14.

A doença, que é transmitida por vírus, acomete crianças e adultos, de acordo com o infectologista pediátrico Robério Leite. Segundo ele, os casos da doença são mais graves em crianças menores, desnutridas e pessoas com deficiência imunológica.

 

Robério explica que a vacina de rotina do sarampo é feita aos 12 meses de vida, juntamente com rubéola e caxumba (Tríplice Viral) e o reforço é aos 15 meses, juntamente com rubéola, caxumba e catapora (Tetra Viral). "Eventualmente a faixa etária para a vacina pode ser alterada para menores de 12 meses com o objetivo de conter a transmissão, como ocorreu em Pernambuco, onde o número de casos foi muito grande em 2013", diz o infectologista.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

[SAIBAMAIS 2]

 

SINTOMAS
O infectologista pediátrico enumera os principais sintomas: manchas avermelhadas na pele, que começam no rosto e se espalham pelo corpo rapidamente; febre; tosse; conjuntivite; coriza. Otite, pneumonia e encefalite são consideradas complicações do sarampo.

TRATAMENTO
O tratamento visa ao alívio dos sintomas. O paciente deve repousar, ingerir bastante líquido, comer alimentos leves, limpar os olhos com água morna e tomar antitérmicos para baixar a febre.

 

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente