Participamos do

Projeto de Corredor Cultural deve passar por Benfica, Centro e Praia de Iracema

16:44 | Jan. 21, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Um corredor cultural, começando no Benfica, seguindo pelo Centro e chegando até a Praia de Iracema, terá programação especial de quinta-feira a domingo em equipamentos públicos e particulares de Fortaleza. A proposta foi anunciada nesta terça-feira, 21, pela Secretaria da Cultura do Ceará, após reunião do titular da pasta, Paulo Mamede, e o reitor da UFC, Jesualdo Faria. 

De acordo com a secretaria, a proposta inclui o fechamento ao trânsito de veículos em parte da Avenida da Universidade durante um domingo de cada mês do ano, para circulação a pé e para a prática de atividades esportivas.

O objetido, de acordo com a Secult, dar maior visibilidade para os vários equipamentos culturais dos bairros Benfica, Centro e Praia de Iracema, com destaque para aqueles mantidos pela UFC e pela secretaria. Devem ser incluídos equipamentos mantidos pela Prefeitura de Fortaleza, por outras entidades e pela iniciativa privada. 

De acordo com o secretário da Cultura, Paulo Mamede, o projeto tem R$ 1 milhão em recursos destinados através de emenda parlamentar do deputado José Guimarães (PT), podendo contar com recursos adicionais do Governo do Estado e de empresas privadas de atuação nacional.

Próximos passos
Na reunião da manhã desta terça-feira, foi definido que o Projeto Ocupação – Corredor Cultural terá um Núcleo Gestor, a ser formado, em um primeiro momento, por dois representantes da Secult e dois da UFC, com o objetivo de iniciar as tarefas para viabilizar o começo da programação especial, a partir de abril. Prefeitura de Fortaleza (com a qual a Secult já manteve contato sobre o projeto), diretores de equipamentos, proprietários de espaços culturais, bares e restaurantes também serão convidados a tomar parte na iniciativa. Em 15 dias acontecerá a próxima reunião sobre o projeto.

Saiba mais
A proposta também foi discutida com a presença do presidente do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Paulo Linhares; do Diretor do Instituto de Cultura e Arte (ICA) da UFC, professor Sandro Thomaz Gouveia; do coordenador de Comunicação Social da UFC, professor Nonato Lima; do pró-reitor de Graduação da UFC, professor Custódio Almeida; do diretor da Casa Amarela, Wolney Oliveira, além de produtores e de outros integrantes das equipes da UFC e da Secult.
Redação O POVO Online com informações da Secult 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente