Participamos do

Noite de posses e homensagens no O POVO

23:23 | Jan. 14, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Na noite desta terça-feira, 14, foi realizada a festa de posse da nova ombudsman do O POVO, Daniela Nogueira. Na solenidade, que ocorreu na sede do Jornal, também foram empossados os novos 44 Correspondentes Escolares O POVO e os 15 membros do Conselho Consultivo de Leitores.

Durante a noite de posse, a presidente do O POVO, jornalista Luciana Dummar, também homenageou funcionários e ex-funcionários que possuem décadas de dedicação à empresa.

Ombudsman

O mandato de ombudsman tem duração de um ano, e inicia-se no 7 de janeiro, data de aniversário de fundação do O POVO, concluindo-se no ano seguinte, no dia 6 de janeiro. O cargo foi instituído em novembro de 1993, pelo então presidente do Grupo de Comunicação O POVO, Demócrito Dummar. O primeiro jornalista a assumir o cargo foi a professora Adísia Sá, tendo exercido quatro mandatos, sendo dois consecutivos. A primeira coluna pública saiu na edição de janeiro de 1994, ano em que se considera que a função teve início. Atualmente, a professora Adísia é ombudsman emérita do O POVO.

A nova ombudsman

Daniela Nogueira, que vai substituir o jornalista Erivaldo Carvalho, trabalha há oito anos no O POVO. Foi editora de Opinião e também atuou como comentarista no programa Trem Bala, da TV O POVO. Já passou pelos Núcleos de Cotidiano e Cultura & Entretenimento. Também atuou como editora da Primeira Página e editora-adjunta do Núcleo de Negócios. Traduziu para O POVO as colunas dos norte-americanos Thomas Friedman e Paul Krugman. Além disso, trabalha como professora de português e inglês e revisora de textos.

Correspondentes O POVO

A iniciativa existente desde 2012 faz parte do programa O POVO na Educação e dá a cada um dos 44 participantes o título de Correspondente O POVO.

A ideia é estimular a leitura e a escrita dos alunos, que estejam cursando a 9ª série do Ensino Fundamental. Os estudantes oriundos de escolas públicas e privadas são selecionados previamente, por meio de uma oficina de fanzines ministrada pelos facilitadores pedagógicos do O POVO na Educação.

Durante todo o ano de 2014 os alunos enviarão notícias sobre o universo escolar para a coluna Direto da Escola, doJornal do Leitor, e para o portal O POVO Online. A turma é renovada todos os anos.

Além do envio de textos, os correspondentes participam de passeios culturais, lúdicos e têm acesso ao dia a dia das Redações.

Conselho Consultivo de Leitores

Criado no O POVO em 1998, o Conselho Consultivo de Leitores O POVO é composto por 15 conselheiros indicados por jornalistas da Redação. Com a criação do Conselho o jornal dá seguimento ao seu objetivo de se manter cada vez mais próximo do leitor, uma característica que o acompanha desde o seu nascimento.

A ideia é formar um conselho plural, que represente a diversidade de leitores do O POVO. A eleição é realizada anualmente e a missão do conselheiro é avaliar o conteúdo editorial do que é publicado pelo O POVO durante todo o ano. Mensalmente há um encontro presencial, além da lista de discussão via e-mail entre conselheiros e profissionais do O POVO.

Confira os novos integrantes do Conselho Consultivo da Redação do O POVO 2014

1. Adelson Viana
Maestro, arranjador, compositor

2. Américo Souza – Robério Américo do Carmo Souza
Professor, Historiador

3. Ana Lúcia Bastos Mota (reconduzida)
Empresária

4. Francisca Lima de Freitas
Professora, especialista em gestão escolar

5. Francisco José Ferreira Simão – Francisco Simão
Médico oftalmologista

6. Helder Montenegro – José Helder Limaverde Montenegro
Empresário, fisioterapeuta

7. Ivan Rodrigues e Silva Filho (indicado pelo Portal)
Psicólogo clínico

8. Jacinta Maria Cavalcante e Lopes
Professora aposentada

9. Jamil Marques
Professor Jornalismo UFC

10. Jânia Perla de Aquino
Professora, antropóloga

11. Marcelo Uchoa
Advogado

12. Michele Pinto Ávila Militão
Coordenador de Eventos

13. Reginauro Luz Catunda
Executivo, professor de Marketing

14. Vasco Arruda – José Vasconcelos Arruda Filho
Psicólogo/Funcionário do /TRE

15. Vicente de Paulo Vale da Mota
Empresário do ramo gráfico

 

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente