Participamos do

Cotistas têm nota de corte 5,9% menor que candidatos da ampla concorrência

Considerando as médias das quatro classes de cotas, os candidatos aprovados para a Universidade Federal do Ceará (UFC) dentro da reserva de vagas tiveram nota de corte 5,9% inferior aos estudantes da ampla concorrência
16:23 | Jan. 16, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Os candidatos aprovados para a Universidade Federal do Ceará (UFC) dentro da reserva de vagas tiveram nota de corte 5,9% inferior aos estudantes da ampla concorrência, considerando as médias das quatro classes de cotas. Nesta quinta-feira, 16, a instituição também divulgou que 90% dos estudantes aprovados na primeira fase do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) residem no Ceará.

Em 2014, a UFC ofertou 50% de suas vagas para cotistas. Na edição anterior, apenas 12,5% das vagas foram destinadas às cotas – o percentual mínimo exigido por lei. No entanto, para 2014, a UFC antecipou-se e adotou integralmente a reserva prevista em lei de 50% para cotistas. A Pró-Reitoria de Graduação esperava notas de corte com diferença de 10% entre os candidatos da ampla concorrência e os candidatos inscritos em alguma das quatro classes de cotas.

 

As matrículas para os aprovados na primeira chamada do Sisu começam nesta sexta-feira, 17. O calendário completo e a lista de documentos exigidos no ato da inscrição já foram divulgados pela UFC. Independente da chamada, a matrícula na UFC é feita em duas fases, sendo obrigatória a confirmação presencial, na coordenação do curso. O estudante que não cumprir essa segunda etapa perde direito à vaga.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

[SAIBAMAIS2]
"A grande interrogação que muitos se fizeram quando houve a aprovação da lei de cotas era sobre a distância de qualidade entre o aluno da escola privada e o aluno da escola pública. Essa edição do Sisu, em que a UFC entra já com aplicação integral das cotas, nos trouxe esta grata notícia, com dados concretos, de que a diferença ficou abaixo das nossas projeções. Com essa diferença, não dá para dizer que há distância", destacou o pró-reitor de Graduação da UFC, Custódio Almeida.

Considerando a média delas, os cursos da UFC com maiores notas de cortes para cotistas foram Medicina-Fortaleza, Medicina-Sobral, Direito, Engenharia Civil e Direito (Noturno). Em comparação com o Sisu 2013, a nota de corte das cotas na UFC teve uma redução entre 1,58% e 2,62%, dependendo da classe. Essa ligeira queda nas notas de corte dos cotistas já era esperada, com a ampliação da reserva de vagas este ano.

O Sisu considera quatro classes de cotistas: candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas; candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas; candidatos que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas; candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

Redação O POVO com informações da UFC

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente