Participamos do

Chances de chuvas abaixo da média são de 40%, segundo Funceme

O prognóstico da quadra chuvosa foi apresentado nesta terça-feira, 21, pela Funceme
18:37 | Jan. 21, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A previsão de chuvas para o Ceará não é animadora. De fevereiro a abril deste ano, a probabilidade de chover abaixo da média no Estado é de 40%. O prognóstico das chuvas para os próximos meses foi apresentado nesta terça-feira, 21, pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). As chances de ter chuva acima da média são de apenas 25%, contra os 35% considerados ideais . Um novo prognóstico deve ser divulgado em fevereiro próximo. 

De acordo com meteorologistas da Funceme, as áreas que estão podem ser a mais atingidas pelas chuvas abaixo da média são Inhamuns, Sertão Central e Sul, locais onde, historicamennte, já sofrem com os efeitos da seca. 

Para a Fundação, o prognóstico mostra a tendência de chuvas para três dos quatro meses que formam o período chuvoso no Ceará, sendo importante para nortear ações do Governo que são impactadas pelo regime de precipitações. 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

[SAIBAMAIS 1] "Estamos fazendo um trabalho de planejamento, mas nada será suficiente se não tivermos uma recarga nos nossos reservatórios este ano. Lidar com isso será desafiador", avalia Reginaldo Braga Lobo, diretor de Agronegócio da Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece).

Comitê da Seca
Instituições que formam o Comitê Integrado de Combate à Seca no Ceará, como Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), Secretaria de Recursos Hídricos (SRH), Defesa Civil, dentre outras, tiveram acesso ao prognóstico ainda dezembro de 2013. Desde então, os órgãos estudam ações que possam ser aplicadas para amenizar os efeitos diante do cenário de poucas chuvas previstas.  

Saiba mais

Em 2013, o cenário foi semelhante ao previsto para os próximos meses de 2014. À época, a Funceme mostrou que havia 45% de chuvas abaixo da média, durante o mesmo período. Para a categoria de chuvas em torno da média foi apontada uma probabilidade de 35%.  

Redação O POVO Online  

 

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente