Participamos do

Ceará tem quatro casos suspeitos de sarampo

20:14 | Jan. 17, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O Ceará tem um caso confirmado de sarampo outros e quatro casos suspeitos, conforme boletim elaborado e divulgado pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) na noite desta sexta-feira, 17. São dois pacientes adultos e duas crianças de 11 meses. O Estado reforçou a alerta após ter o primeiro caso confirmado. Desde 1999, não era registrada incidência da doença.

Os dois pacientes adultos, moradores de Fortaleza (homens de 21 e 26 anos), não apresentaram comprovação de vacina. A vacina tríplice viral é disponível em todos os postos de saúde dos municípios há mais de quatro décadas, de acordo com informações da Sesa.

Leia também

Brasil produzirá vacinas contra rubéola e sarampo para países pobres

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O caso confirmado foi do médico, de 27 anos, que ainda está em repouso domiciliar, porém já sem febre, sem as manchas vermelhas no corpo e tosse, os principais sinais da doença, de acordo com informações divulgadas pela Sesa. Os outros dois adultos também estão em repouso domiciliar.
[SAIBAMAIS 2]
Duas crianças de 11 meses estão recebendo cuidados hospitalares. Na rotina de vacinação, não há indicação de vacina para crianças com menos de um ano. Somente em situações de transmissão do vírus, a vacina é aplicada nessa faixa etária para efeito de bloqueio.

No total, foram notificados 20 casos suspeitos de sarampo, no Ceará, entre o dia 1º de janeiro e sexta-feira, 17. Destes, oito foram descartados pelo critério laboratorial e sete aguardam resultado laboratorial.

Redação O POVO Online com informações da Sesa

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente