PUBLICIDADE
Notícias

Iniciada nesta segunda-feira Semana da Mobilidade Urbana 2013

18:05 | 16/09/2013

A implantação da ciclofaixa na Rua Ana Bilhar, realizada nesta segunda-feira, 16, pela Autarquia Municipal de Trãnsito, Serviços Públicos e de Cidadania (AMC) faz parte do quadro de ações da Semana da Mobilidade Urbana 2013 que será realizada entre os dias 16 e 22 de setembro em Fortaleza. A realização do projeto “Dê passagem para a vida”, que tem objetivo de incentivar a travessia na faixa de pedestre, deve complementar as ações com atividades voltadas para educação ambiental e prevenção de acidentes.

Confira a programação da Semana da Mobilidade Urbana 2013:

16/09 – Nesta segunda-feira, 16, entre 6h e 17h foi realizada a Campanha do pedestre “Dê passagem para a vida” nos terminais da Parangaba, Papicu e Messejana. Às 9h foi realizada a implantação de ciclofaixa na Rua Ana Bilhar. Guichês foram instalados nos terminais para tirar dúvidas sobre como retirar o cartão de gratuidade de ônibus para pessoas com necessidades especiais. Os guichês ficarão um dia em cada terminal. Durante a tarde, a partir das 14h30, houve um lançamento do Programa “Fortaleza Acessível: uma cidade para todos” no Paço Municipal.

17/09 – terça-feira

6h e 17h – Campanha do pedestre “Dê passagem para a vida”. Local: Terminais da Parangaba, Papicu e Messejana

Guichês nos terminais

17h - Blitz educacionais para conscientização da sociedade.

Local: Avenida Santos Dumont esquina com Avenida Desembargador Moreira (Coord. Pessoa com Deficiência – SCDH)

18/09 – quarta-feira
6h e 17h – Campanha do pedestre “Dê passagem para a vida”. Local: Terminais da Parangaba, Papicu e Messejana

8h às 18h – Credenciamento para vagas especiais de estacionamento de idosos e deficientes (Unidade Móvel da AMC) Local: Av. Beira-Mar, nas proximidades da Estátua Iracema Guardiã

14h - Palestra “Acessibilidade na mobilidade urbana – Direitos e cidadania no espaço urbano”. Local: Escola Municipal de Mobilidade Urbana. Palestrante: Flávio Arruda (Etufor).; Debatedores: Profa. Zilsa Santiago (UFC) e Thauzer Fonteles (Copedef). Público-alvo: Pessoas portadoras de necessidades especiais, engenheiros de trânsito, condutores de veículos automotores e profissionais de trânsito

16h - Operacionalização do projeto “Dê passagem para a vida”. Local: faixa de pedestre situada na Rua Solon Pinheiro, entre a Avenida Duque de Caxias e a Rua Pedro Primeiro (AMC)
Guichês nos terminais (SCDH)

17h - Blitz educacionais para conscientização da sociedade. Local: Avenida da Universidade (Coord. Pessoa com deficiência – SCDH).

19/09 – quinta-feira
6h e 17h – Campanha do pedestre “Dê passagem para a vida”. Local: terminais da Parangaba, Papicu e Messejana (AMC/ETUFOR)

8h às 18h – Credenciamento para vagas especiais de estacionamento de idosos e deficientes. (Unidade Móvel da AMC). Local: Av. Beira-Mar, nas proximidades da Estátua Iracema Guardiã.

14h – Palestra “Vida no trânsito e os agentes causadores de acidentes”. Palestrante: Dra. Augediva Pordeus (SESA). Debatedores: Geovana Brandão e Sandra. Público-alvo: profissionais do trânsito, representantes de escolas, chefes de distritos das Secretarias Regionais (SER's) e demais formadores de opinião.

15h - Ação operacional de fiscalização das vagas de idosos e deficientes. (Local: Avenida Beira-Mar)

16h – Seminário de educação ambiental. Local: Escola de Mobilidade Urbana. Palestrante: Edilene Oliveira – Gerente da Célula de Educação. Ambiental da Seuma. Público-alvo: alunos de escolas municipais

8h às 17h - Ação no Ginásio de Esportes Paulo Sarasate. Abertura dança com o grupo e futebol. Basquete cadeira de rodas (3 JOGOS).


20/09 – sexta-feira
6h e 17h – Campanha do pedestre “Dê passagem para a vida”.

Local: terminais da Parangaba, Papicu e Messejana (AMC/ETUFOR).

8h às 17h - Fórum Adolfo Herbster (Seuma). Participação como palestrante: representantes da Etufor, Seuma, Seinf e AMC (Prefeitura); Seinfra (Governo do Estado do Ceará) e Infraestrutura de Mobilidade, Trânsito e Tráfego (DIMOB), da Autoridade Pública Olímpica (APO) (Governo Federal).

8h às 18h – Credenciamento para vagas especiais de estacionamento de idosos e deficientes. (Unidade Móvel da AMC). Local: Av. Beira-Mar, nas proximidades da Estátua Iracema Guardiã.

Ação no Ginásio de Esportes Paulo Sarasate
Manhã e tarde: futebol e basquete.

9h20 - Sessão solene em comemoração ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. Local: Câmara Municipal de Fortaleza.
18h – AMC nos Bares. Local: Av. Dom Luís – abordagem da Lei Seca.

21/09 – sábado
8h às 18h – Credenciamento para vagas especiais de estacionamento de idosos e deficientes. (Unidade Móvel da AMC). Local: Av. Beira-Mar, nas proximidades da Estátua Iracema Guardiã.

9h - Inauguração da Avenida Catolé. Bairro: Jagurussu.

Balcão da Cidadania; massoterapia; solenidade (entrega de certificados às associações participantes, homenagens, premiação, apresentação de dança); esportes demonstrativos (corridinha, tênis de mesa, judô, badminton, goal baal) (SCDH).

8h às 12h - Participação da AMC na Semana de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência - Ginásio Paulo Sarasate - Ação conjunta com a SECEL. (Serviço: emissão da credencial de estacionamento para pessoa com deficiência e idoso).

22/09 – domingo

8h30 – I Passeio Ciclístico pela Mobilidade, inaugurando a ciclofaixa na Rua Ana Bilhar.

- Saída: Aterrinho da Praia de Iracema

- Chegada: Aterrinho da Praia de Iracema

Rota:
-Historiador Raimundo Girão
- Av. Rui Barbosa
- Av. Antônio Sales (posto de hidratação na Praça da Imprensa)
- Av. Senador Virgílio Távora
- Rua República do Líbano
- Rua Coronel Manuel Jesuíno
- Rua Ana Bilhar
- Av. Barão de Studart
- Av. Historiador Raimundo Girão

8h às 12h - Dia Mundial Sem Carro – Ação conjunta das secretarias com apresentação de maracatu, práticas esportivas (futebol de areia, capoeira, patins e skate), ações educativas com foco na segurança no trânsito, prestação de serviços à população (credenciamento para vagas de estacionamento de idosos e deficientes, atendimento do CRAS, cadastro do Bilhete Único). Local: Aterrinho da Praia de Iracema (entre a Igreja S. Pedro e Tia Nair). (Secel, Secultfor, Setra, Etufor e AMC).

 

Redação O POVO Online com informações da Prefeitura de Fortaleza 

TAGS