PUBLICIDADE
Notícias

Em menos de 24 horas, dois transplantes cardíacos são realizados no Hospital de Messejana

Por outro lado, as doações para a realização do transplante cardíaco infantil apresentaram queda considerável neste ano de 2013

12:50 | 13/09/2013

Na noite de domingo e tarde da última segunda-feira, 9, dois transplantes cardíacos foram realizados pela equipe do Hospital de Messejana. Segundo a assessoria de comunicação do hospital, os dois pacientes permanecem sob os cuidados de uma equipe multidisciplinar e já apresentam boa recuperação.

Ao longo deste ano, 15 transplantes foram realizados no Hospital de Messejana. A expectativa da equipe é que o número de doações aumente já que 13 pacientes aguardam a doação.

“Acreditamos que com o apoio das campanhas de sensibilização para as doações de órgão, sempre realizadas em setembro, vamos mudar esse quadro”, disse o coordenador da unidade, João David de Souza Neto.

Para ajudar a prolongar o tempo de espera para o transplante, corações artificiais foram implantados em alguns pacientes.

Transplante cardíaco infantil

Por outro lado, as doações para a realização do transplante cardíaco infantil apresentaram queda considerável neste ano de 2013. Segundo assessoria do Hospital de Messejana, apenas um transplante foi realizado. Duas não resistiram a espera em 2013 e sete aguardam a doação para o transplante. Elas têm entre 1 e 17 anos.

Segundo Klébia Castelo Branco, coordenadora da Unidade de Pediatria do Hospital de Messejana, ainda são muitos os desafios enfrentados para a realização do transplante cardíaco infantil.

“A doação de órgão, as condições socioeconômicas desfavoráveis dos pacientes, as dificuldades financeiras que atrapalham o acompanhamento ambulatorial, além do déficit nutricional, devido à falta de alimentação adequada para muitas das crianças, são barreiras que limitam a realização do procedimento”, explicou.

Ela ressaltou que “para mudar o quadro atual, é fundamental o investimento em campanhas de conscientização para a doação de órgãos para pediatria; a construção de uma casa de apoio para o transplante pediátrico e incentivo financeiro para as famílias dos pacientes”.

Redação O POVO Online

TAGS