PUBLICIDADE
Notícias

Inventário Florestal do Ceará será lançado

16:29 | 07/08/2013
Será lançado nesta quinta-feira, 8, na sede da Superintendência Estadual do meio Ambiente (Semace), em Fortaleza, o Inventário Florestal do Ceará, que tem o objetivo de colher informações qualitativas e quantitativas dos recursos florestais locais, para, a partir daí, estimular a formulação e execução de políticas públicas de desenvolvimento, uso e conservação desses recursos. O trabalho será lançado durante a 221ª Reunião Ordinária do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Coema).

Serão analisadas cerca de 370 amostras, distantes uma das outras 20 quilômetros, espalhados nas mesorregiões Noroeste, Norte, Metropolitana de Fortaleza, Sertões Cearense, Jaguaribe, Centro-sul e Sul. Espera-se descobrir novas espécies em terras cearenses durante a pesquisa.

Entre os aspectos que serão analisados estão, amostras do solo, saúde e vitalidade das árvores, madeira morta, além do nome das espécies encontradas em cada local. Para que se obtenham informações quantitativas e qualitativas da relação entre o homem e a flora, quatro pessoas que moram num raio de dois quilômetro de cada amostra serão entrevistadas.

As áreas urbanas ficarão de fora do Inventário Florestal do Ceará nesse primeiro momento, porém, as regiões com relevante caráter ambiental, a exemplo das unidades de conservação, a distância existente entre uma área e outra de amostragem será minimizada, aumentando assim o número de amostras e de informações.

Após a finalização do Inventário espera-se ter o conhecimento aprofundado sobre a área de cobertura florestal, biodiversidade, dinâmica das florestas, características do solo, fragmentação florestal, nível de degradação, percepção dos usuários da floresta sobre os seus recursos, estoque de biomassa e carbono etc.

Redação O POVO Online
Com informações da Semace

TAGS