PUBLICIDADE
Notícias

Enfermeiros e dentistas fazem manifestação durante lançamento de campanha de vacinação

11:49 | 23/08/2013
NULL
NULL

Dentistas e enfermeiros do Programa Saúde da Família (PSF) fizeram uma manifestação, na manhã desta sexta-feira, 23, durante lançamento da campanha de vacinação. Co m faixas e apitos, os profissionais reivindicavam, entre outros pontos, redução de carga horária semanal de40h para 30h, sem diminuição salarial.

Presente na solenidade, a secretária municipal de Saúde, Socorro Martins, chamou uma comissão composta por cinco manifestantes para conversar. Segundo os profissionais, não houve acordo.

Os enfermeiros e dentistas estão paralisados desde o último dia 21 e dizem que irão continuar desta forma. Além disto, prometem não trabalhar na campanha de vacinação.

"Não vão atrapalhar a campanha de vacinação, porque, a partir de amanhã, já temos a mobilização de outros profissionais para as nossas unidades de saúde", afirma a secretária.

Campanha de multivacinação
Com início no próximo sábado, 24, a campanha segue até o dia 30 de agosto. A Campanha Nacional de Multivacinação para Atualização do Esquema Vacinal será uma parceria das secretarias de Saúde municipal e estadual.

De acordo com a Prefeitura, serão ofertadas todas as vacinas do calendário básico de vacinação da criança. O público-alvo são as pessoas menores de cinco anos. Na Capital, são aproximadamente 200 mil. As vacinas devem ser ofertadas em todos os postos de saúde de Fortaleza e nos locais onde ocorrem atendimento básico dos postos em reforma.

Ainda segundo a Prefeitura, as vacinas disponíveis serão: tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba), oral contra o rotavírus, pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, Hib %2b Hepatite B), DTP (difteria, tétano e coqueluche), hepatite B, pneumocócica 10 valente (invasivas e não-invasivas), meningocócica conjugada tipo C e poliomielite.

Redação O POVO Online com informações da repórter Thais Brito

TAGS