PUBLICIDADE
Notícias

Avenida Borges de Melo terá faixa interditada para construção de túnel a partir deste sábado

16:49 | 14/08/2013

Em virtude das obras do VLT na avenida Borges de Melo, em Fortaleza, a partir deste sábado, 17, será implantado um desvio de faixa de tráfego no trecho entre as ruas João Araripe e Via Láctea no sentido oeste-leste. A avenida continuará com a faixa no sentido leste-oeste liberada. Os motoristas que seguirem pela via em direção à Base Aérea de Fortaleza deverão desviar à direita na rua João Araripe, dobrando à esquerda na rua Francisco Lorda, e à direita na rua Via Láctea alcançando novamente a av. Borges de Melo. No trecho da interdição, será implantado um túnel que permitirá que a Borges de Melo passe por baixo da linha férrea fazendo fluir melhor o trânsito na via.

Às 9h da próxima sexta-feira, 16, o coordenador de Transportes e Obras da Secretaria da Infraestrutura do Estado (Seinfra), engenheiro André Pierre, fará coletiva na sede do consórcio CPE-VLT, para prestar esclarecimentos acerca das obras no trecho.

Veículo Leve sobre Trilhos (VLT)

As obras das estações Antônio Sales e Mucuripe estão na fase de execução de fundações e paredes em concreto armado. As obras da estação Pontes Vieira tiveram seus trabalhos de terraplenagem prontos. Os trabalhos também seguem de forma acelerada nas estações Parangaba, Rodoviária e Iate.

Na Estação Parangaba, que será elevada e integrada ao terminal de ônibus, estão sendo feitos os trabalhos de cimbramento, forma e armadura de vigas e lajes e execução de formas e concretagem de pilares. Segue em andamento as obras de implantação do elevado de Parangaba, logo após a estação. Este trecho que terá quase um quilômetro de extensão e contará com 52 vigas de concreto, está recebendo as fundações entre Av. Germano Franck e início do elevado, concretagem de vigas pré-moldadas e travessas dos pilares.

No bairro Vila União, que terá uma estação com o mesmo nome, está sendo construído um túnel fazendo com que a Avenida Borges de Melo passe por baixo da linha férrea. No momento o trecho entre as estações Rodoviária e Vila União continua a execução dos desvios de tráfego e execução da galeria de águas pluviais. A estação está na fase de reaterro, implantação de dutos de drenagem, instalações elétricas e hidrosanitárias, execução da bilheteria e banheiros, execução de forma, armadura e concretagem de pilares e concretagem da plataforma da estação.

Na obra do elevado da Aguanambi, no bairro de Fátima, no trecho situado ao lado do Comando da Polícia Militar, estão sendo realizados trabalhos de concretagem de vigas pré-moldadas, reaterro de blocos de fundação, execução de formas, armaduras e concretagem de travessas. No total serão 500 metros de extensão. A frente de obra já alcançou o outro lado da avenida Aguanambi concentrando agora seus trabalhos nas proximidades da ponte do canal do Tauape, perto da Base Aérea de Fortaleza. Os serviços tem continuidade com a concretagem de pilares e blocos e execução de formas. A Ponte sobre Riacho Tauape estána fase de escavação do tubulão.

Na Estação Iate, no bairro do Mucuripe, foram feito os serviços de escavação, forma e armadura da fundação da estação, escoramento metálico para contenção de aterro existente e concretagem da sapata do equipamento. A construção de um muro de arrimo ao longo da Via Expressa, entre as avenida Santos Dumont e Alberto Sá, no bairro do Papicu, também continua, já avançando após a rua Júlio Abreu. Estão sendo construídas também passagens inferiores nas avenidas Padre Antônio Tomás, Santos Dumont e Alberto Sá, além de passarelas dentre outros locais sobre as avenidas Expressa e Pontes Vieira. Ao mesmo tempo que ocorre a implantação do VLT estão sendo realizados trabalhos de remodelação da linha de carga que corre paralela à linha do ramal.


Serviço:
Entrevista coletiva
Local: Consórcio CPE-VLT - Rua Treze de Abril, 680, bairro de Vila União (próximo ao Hospital Infantil Albert Sabin.)
Hora: 9h

 

Redação O POVO Online

Com informações da Secretaria de Infraestrutura

TAGS