PUBLICIDADE
Notícias

Sesa realiza vacinação contra hepatita B e teste rápido de HIV e sífilis

14:18 | 26/07/2013

Neste domingo, 28, no Dia Mundial de Combate à Hepatite, a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) realiza a vacinação contra hepatite B em sua sede (avenida Almirante Barroso, 600, Praia de Iracema), das 8h às 13h. A data será uma boa oportunidade para receber mais informações sobre prevenção, diagnóstico e tratamento. Além de vacinar contra a hepatite B, a Sesa atualizará os cartões de vacinação. As pessoas poderão ser vacinadas contra difteria e tétano, sarampo, caxumba e rubéola e ainda contra a gripe. Nas cinco horas de serviço, serão feitos também o teste rápido de HIV e sífilis.

A população poderá fazer o teste gratuitamente, a partir da coleta de uma gota de sangue da ponta do dedo. O sangue será colocado em um dispositivo de testagem e o resultado sairá em 20 minutos. Se o resultado for negativo, o diagnóstico será fechado. Em caso de positivo, um novo exame será realizado para confirmação. Já o teste de triagem de sífilis, o resultado sairá em até 15 minutos.

O resultado do teste rápido tem a mesma confiabilidade dos exames convencionais e não há necessidade de repetição em laboratório. O teste de aids não deve ser feito de forma indiscriminada e a todo momento.

Os kits para a realização do teste rápido de HIV são fornecidos pelo Ministério da Saúde, que envia, em média, 22 mil testes por mês para o Ceará. Nos procedimentos de rotina, o teste rápido é realizado em gestantes na primeira consulta de pré-natal nas unidades de atenção básica. Também é oferecido teste rápido nas unidades básicas à população indígena e populações flutuantes (caminhoneiros, artistas de circo, ciganos).

 

Redação O POVO Online

TAGS