PUBLICIDADE
Notícias

Operação da PF investiga fraudes no Minha Casa Minha Vida em Fortaleza

São investigados crimes contra o Sistema Financeiro Nacional, estelionato, tráfico de influência e lavagem de dinheiro. Penas podem atingir 32 anos de prisão

12:13 | 17/07/2013

A Polícia Federal (PF) realizou, na manhã desta quarta-feira, 17, em Fortaleza, a Operação '1905', que investiga fraudes relacionadas à execução do programa Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal. Além da capital cearense, foram cumpridos mandados de busca e apreensão em São Paulo e Brasília. Foram ao todo oito mandados expedidos pela Justiça Federal.

De acordo com nota assessoria de comunicação da PF, um suposto “esquema” envolvendo instituições financeiras, correspondentes bancários, empresas de fachada e seus respectivos responsáveis estaria desviando recursos destinados à construção de casas populares em municípios com menos de 50 mil habitantes. No início deste mês, o Ministério Público Federal (MPF) havia entrado com ação, por improbidade administrativa contra 40 pessoas supostamente envolvidas em irregularidades do programa, em Fortaleza.

[SAIBAMAIS 1]

Ainda segundo a PF, ex-servidores do Ministério das Cidades atuariam junto ao Programa prestando serviços inexistentes e, em alguns casos, recebendo uma espécie de “pedágio”, a partir da cobrança de empresas contratadas para a construção de unidades habitacionais que, segundo informações, jamais foram construídas.

"As empresas investigadas atuavam, concomitantemente, na concessão e fiscalização da implementação das obras, na indicação das construtoras, medição das obras, liberação dos recursos, e construção das casas, ou seja, o grupo investigado atuava em todas as fases do Programa Minha Casa Minha Vida cumulando funções incompatíveis entre si", disse a nota.

São investigados crimes contra o Sistema Financeiro Nacional, estelionato, tráfico de influência e lavagem de dinheiro. Penas podem atingir 32 anos de prisão.

Redação O POVO Online

TAGS