PUBLICIDADE
Notícias

Ministério orienta distribuição de Tamiflu para redes pública e privada; Ceará já recebeu 8 mil caixas

16:57 | 03/07/2013
O Ministério da Saúde (MS) está orientando os estados e os municípios que facilite o acesso ao Oseltamivir (Tamiflu) - medicamento que retarda a propagação de vírus da gripe - para pacientes com receitas médicas emitidas tanto por profissionais dos serviços de saúde públicos como privados. Desde o início do ano, o Ceará já recebeu 8 mil caixas do medicamento, segundo o coordenador de Promoção e Proteção à Saúde da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), Manoel Fonsêca.

A primeira remessa, composta por 4 mil caixas, chegou ao Estado no início do ano. Mas, como parte dos produtos tinha data de validade para o mês de maio, foi solicitado uma nova remessa do medicamento para o MS. Segundo Manoel Fonsêca, todas as áreas do Ceará estão abastecidas com Tamiflu. "Não está faltando medicamento. Temos até estoque de reserva. Como o período de chuvas foi encerrado, a tendência é que os casos de gripe diminuam", pontuou o coordenador. Unidades de saúde pertencentes à rede privada também receberam o medicamento.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, informou que existe estoque suficiente de Tamiflu no País. Ele afirmou ainda que é preciso ampliar a quantidade de locais de dispensação para toda rede hospitalar e unidades de atenção básica. “Desde que seja prescrito por um médico, não pode existir qualquer restrição de uso do antiviral. Se o medicamento não estiver na unidade, o profissional pode optar por não prescrevê-lo. Por isso, temos de acabar com qualquer barreira para a indicação imediata do Tamiflu nos casos recomendados”, afirmou. A prescrição e o acesso rápido ao antiviral é uma das principais recomendações do Protocolo de Tratamento de Influenza 2013, guia que orienta e atualiza a conduta dos profissionais de saúde no manejo da doença.

Redação O POVO Online com informações do Ministério da Saúde

TAGS