Médicos e estudantes realizam novo protesto e fazem concentração no HGF
Médicos e estudantes de medicina de Fortaleza protagonizam um novo protesto na manhã desta terça-feira, 30, no entorno do Hospital Geral de Fortaleza (HGF), no Papicu.
Por volta das 10h, os médicos deram as mãos e promoveram um abraço simbólico ao redor do hospital. Os manifestantes se reuniram em todas as entradas do HGF, vestidos com jaleco branco, representando a categoria dos médicos. Os manifestantes também seguram cartazes em protesto por melhores condições para categoria e para saúde pública.
De acordo com o Sindicato dos Médicos do Ceará (Simec), a paralisação faz parte de um movimento nacional que envolve mais de 20 estados. Segundo a categoria, o protesto em todo o País é pela derrubada da MP 621/2013, que institui o Programa Mais Médicos, e dos vetos à Lei que regulamenta a medicina.
PROGRAMAÇÃO
De acordo com a programação divulgada pelo Sindicato, às 16h os médicos irão atender a população e promover uma panfletagem e exposição de fotos na Praça José de Alencar.
A programação de protestos deve continuar na próxima quarta-feira, 31, iniciando com panfletagem em frente ao Hospital das Clínicas, na avenida José Bastos, e encerrando com uma caminhada partindo da Praça Coração de Jesus, no Centro, e indo até o núcleo do Ministério da Saúde no Ceará.
Na última quinta-feira, 18, foi realizada caminhada com cerca de 500 médicos e estudantes de medicina até a Praça do Ferreira em protesto denominado "Vem Pra Rua pela Saúde". Na ocasião, a presidente Dilma Rousseff estava em Fortaleza para entrega das duas últimas estações do Metrofor.
Na última terça-feira, 23, os médicos paralisaram os serviços de atendimento nos postos de saúde da Capital.
Redação O POVO Online