PUBLICIDADE
Notícias

Dois novos semáforos modernizados são implantados no Centro

Além da instalação desses equipamentos, o sinal que fica no cruzamento da Solon Pinheiro com Antônio Pompeu também passou por mudança em sua tecnologia

12:22 | 30/07/2013
NULL
NULL

Dois novos semáforos modernizados foram implantados nos cruzamentos das ruas Antônio Pompeu com Assunção e Meton de Alencar com Solon Pinheiro, no Centro da Fortaleza, na noite desta segunda-feira, 29. Além da instalação desses equipamentos, o sinal que fica no cruzamento da Solon Pinheiro com Antônio Pompeu também passou por mudança em sua tecnologia.

Segundo a Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania (AMC), os novos sinais serão operados de forma centralizada. Isso significa que os tempos dos semáforos serão medidos de acordo com o fluxo veicular contabilizados pelos laços detectores instalados nas vias.

O controle dos semáforos é feito a partir da central de Controle de Tráfego em Área de Fortaleza (CTAFor). "Conseguimos fazer o controle das falhas. Por exemplo, se a lâmpada queimar, a gente já tem como detectar o problema em tempo real. Tem também detectores no asfalto que conta os veículos que vão chegando e fazemos a mudança de tempo de acordo com o fluxo", explicou Gustavo Pinheiro, gerente de estudos e projetos da CTAFor.

Segundo a AMC, a implantação foi realizada após estudos onde foi verificado que os veículos das vias secundárias tinham dificuldade em atravessar ou acessar a via principal. Ainda de acordo com a AMC, o semáforo beneficiará também a travessia de pedestres.

Os três sinais contarão ainda com lâmpadas com tecnologia LED, que garantem uma boa visibilidade, inclusive nos horários que o sol incide sobre o semáforo. Com essa mudança, a Capital passa a contar com um total de 662 semáforos, sendo 370 (56%) centralizados e 292 (44%) convencionais.

O objetivo da AMC é modificar a tecnologia dos principais corredores do Centro, como as vias Domingos Olímpio, Duque de Caxias, Tristão Gonçalves e Imperador.

Redação O POVO Online

TAGS