PUBLICIDADE
Notícias

Contato de pipas com a rede elétrica prejudicou 215 mil famílias entre janeiro e maio de 2013

17:04 | 09/07/2013
NULL
NULL
Entre janeiro e maio de 2013, a brincadeira com tradicionais pipas foi responsável por 579 ocorrências na rede elétrica do Ceará, provocando a interrupção do fornecimento de energia para pelo menos 215 mil famílias em todo o Estado. No mesmo período do ano passado, a Companhia Energética do Ceará (Coelce) registrou 1.002 incidentes na rede envolvendo a utilização das pipas.

A preocupação é maior no período de férias escolares. Em 2012, apenas no mês de julho, foram contabilizados 498 ocorrências na rede elétrica motivadas pela brincadeira. Os meses de junho e agosto, com 300 e 338 casos, respectivamente, também pertencem ao período crítico de acidentes. Nos últimos três anos (2010, 2011 e 2012), os meses concentraram picos de ocorrências sobre o tema. O mês de junho apresentou um crescimento de cerca de 40%; julho, 62%; e o mês de agosto, aproximadamente 50% dos registros.

Apenas na capital cearense, entre 2010 e 2012, os registros de ocorrências envolvendo pipas duplicaram. Os bairros líderes em casos são Bom Jardim, Canindezinho, Parque Genibaú, Granja Portugal, Jangurussu, Itaperi, Mondubim, Conjunto Ceará, Barroso e Messejana.

Considerando o Estado como um todo, os municípios mais afetados por esse tipo de incidência foram: Fortaleza, Juazeiro do Norte, Caucaia, Maracanaú, Crato e Sobral. Juntas, essas cidades concentraram 45% do total de ocorrências registradas em 2013.

Campanha
Durante o mês de julho, época de maior incidência, a Coelce realiza campanha educativa para orientar crianças e adolescentes sobre os riscos de soltar arraia próximo à rede elétrica. A iniciativa acontecerá em localidades do município de Maracanaú e contará com a troca de pipas por outros brinquedos.

Serviço
Nesta quarta-feira, 10: às 9h, no Polo do Conjunto Timbó, localizado na avenida Contorno Norte com a avenida Contorno Leste
Na próxima segunda-feira, 15: às 9h, no Polo de Pajuçara, localizado na Praça Dionísio Lapa Filho (Praça do Hospital)
No dia 18 de julho: 9h, no Polo do Acaracuzinho, localizado na Rua 101, próximo à Delegacia
No dia 24 de julho: às 9h, no Polo do Jereissati II, localizado na Avenida X

Redação O POVO Online com informações da Coelce

TAGS