PUBLICIDADE
Notícias

Cirurgia com uso de proteína beneficia pacientes com fissura lábio-palatal

17:22 | 10/07/2013

O Hospital Infantil Albert Sabin (Hias) realizará cirurgia inovadora para pacientes portadores de fissura lábio-palatal, nesta quinta-feira, 11, às 14h. No novo procedimento cirúrgico será usada a BMP2 (Proteína Morfogenética com Recombinante Humano Tipo 2), uma proteína humana clonada em laboratório que substituirá o enxerto do osso pela indução do crescimento do tecido ósseo.
Normalmente, a cirurgia consiste em retirar um osso da crista ilíaca, conhecida como "bacia". Em contato com O POVO Online, o médico José Ferreira, que irá realizar a cirurgia, falou sobre os benefícios e as diferenças entre os dois procedimentos cirúrgicos.

A nova técnica possibilita menos "dor" e mais agilidade no processo de recuperação. Com o uso da proteína, não é necessário retirar osso da bacia da perna para ser colocado no maxilar.

"Não precisa área doadora do paciente, nem fazer osso artificial. Nessa nova técnica a recuperação é mais rápida. No dia seguinte o paciente já recebe alta”, diz médico José Ferreira. No procedimento sem a proteína, o hospitalizado passaria em torno de 60 dias se recuperando. Outra vantagem é que o "risco de contaminação diminuiu", pois não será preciso o enxerto ósseo, assim extingue a possibilidade de expor mais uma área.

A BPMP2 vai substituir o enxerto ósseo, pois ela é uma "proteína clonada no laboratório que estimula a formação óssea". O médico afirma que o período de formação do osso dura "três ou quatro meses".

Atualmente, essa tecnologia ainda é bastante cara, porém diminui o custo operatório em geral. Ela será usada no Hias e beneficiará os pacientes atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Ceará. “Após a realização dessa primeira cirurgia, a intenção é tornar o procedimento em tratamento de rotina”, conta o médico.


O primeiro paciente que será beneficiado pelo SUS com a cirurgia no Ceará, será o jovem João Pedro Gentil, 15 anos, que nasceu com lábio leporino e fenda palatina e foi operado para correção da fissura labial. Agora, ele fará a segunda etapa do tratamento no Albert Sabin para corrigir a fenda do palato, participando da cirurgia pioneira com infusão da BMP2.

Serviço:
Primeira cirurgia com indutor proteico em paciente com fissura labiopalatina no Hias

Data: 11 de julho de 2013
Hora: 14h
Local: Hospital Infantil Albert Sabin (rua Tertuliano Sales, 544, Vila União)

 

Redação O POVO Online

TAGS