PUBLICIDADE
Notícias

96 ocorrências registradas nos seis postos de guarda-vidas na orla marítima

19:12 | 02/07/2013
Entre janeiro e junho deste ano, o Pelotão de Salvamento Aquático (PSA) registrou 96 ocorrências nos seis postos de guarda-vidas na orla marítima da capital cearense. Comparando com o mesmo período de 2012, o crescimento foi de 41 casos. Ano passado, foram contabilizados apenas 55 ocorrências nos primeiros seis meses do ano. O PSA é um departamento vinculado à Guarda Municipal de Fortaleza.

De segunda-feira a domingo, grupos de guardas monitoram o banho de mar nas praias dos Luzeiros, Barra do Ceará, Carapebas, Náutico, Praia de Iracema, Ponta Mar e, aos domingos, na Lagoa da Maraponga. Os banhistas do sexo masculino lideram o número de ocorrências, com 54 salvamentos. Os jovens de 12 a 17 registraram 50 casos; a faixa etária de até 11 anos, dez casos; de 18 a 25 anos, 13; de 26 a 64 anos, 20; e a partir de 65 anos não foi registrado nenhum caso.

A orientação do PSA é que as pessoas não nadem depois de ingerir bebida alcoólica e entrem na água só após uma hora da última alimentação, para evitar cãibras. Também é recomendado que os banhistas fiquem na água somente até a altura do umbigo; nadem em locais que tenham a presença do guarda-vida; evitem tomar banho com a maré alta; e entrem no mar sempre em grupos.

Redação O POVO Online com informações da Prefeitura de Fortaleza

TAGS