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Usuários vão estrear Bilhete Único; entenda as modalidades

17:13 | 14/06/2013
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Começa a funcionar neste sábado, 15, o Bilhete Único. Com ele, os usuários dos transportes coletivos poderão pegar, em até duas horas, quantos ônibus quiserem, em todos os sentidos, trocando de linha em qualquer parada, pagando uma única passagem.

Atenção às modalidades

Cada usuário deve ficar atento à modalidade de seu cartão, que pode ser: estudante, vale transporte eletrônico ou avulso.

Estudante

O usuário da modalidade estudante pagará meia-passagem (R$ 1,10) e poderá pegar quantos ônibus quiser, em um período de duas horas. Já carteira estudantil será usada para meia-cultura e identificação do aluno. O utilizador do Bilhete Único estudante poderá inserir créditos em seu cartão.

Vale transporte eletrônico

Quem possui o Vale Transporte Eletrônico também poderá utilizar o Bilhete Único. O procedimento de carga e recarga é o mesmo, ou seja, mensalmente o cartão será carregado com o valor, em reais, correspondente ao total de viagens que o funcionário irá precisar.

Avulso

Já para o usuário que pretende adquirir passagens avulsas há o cartão Bilhete Único Avulso. Diferente dos cartões utilizados por funcionários de empresas, os cartões Avulsos poderá ser utilizado por qualquer usuário, como profissionais liberais, turistas e trabalhadores domésticos, que pagarão inteira. As recargas poderão ser feitas em qualquer valor.

Como ter acesso: o usuário deverá se cadastrar nos postos distribuídos na cidade. Para saber a relação dos postos, acesse o site.

Documentação necessária: no ato do cadastramento, os usuários deverão apresentar os seguintes documentos: CPF, RG e comprovante de residência com CEP. Quem possui o vale transporte eletrônico, o cartão avulso ou a carteira de estudante também deverá apresentá-los.

O procedimento de uso nos coletivos é o mesmo. O usuário deverá aproximar o cartão do validador e será debitada uma passagem, assim a catraca será liberada e o período de duas horas se iniciará para realizar quantas integrações forem necessárias.

Para realizar a integração o procedimento é o mesmo, a diferença é que em vez de debitar outra passagem aparecerá a mensagem “integra” e a catraca será liberada.

Em caso de perda, roubo ou extravio, o usuário ou a empresa poderá solicitar o bloqueio junto a Central de Atendimento da Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos de Fortaleza, no número 156 ou pelo Alô Sindiônibus, no número 40050956. Durante a ligação será preciso informar o número do documento de identidade e CPF. Com o bloqueio os créditos do cartão poderão ser recuperados, bastando tirar uma segunda via do cartão.

 

Redação O POVO Online

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