PUBLICIDADE
Notícias

Semace multa 10 veículos no interior do Ceará por emissão de fumaça preta

16:24 | 10/06/2013
Entre os dias 4 e 7 de junho, 10 veículos foram multados pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) por apresentarem índices de poluição acima de 60%, permitido pela legislação ambiental vigente.

As punições foram realizadas em novas blitze do Programa de Combate à Fumaça Negra, da Gerência de Análise e Monitoramento (Geamo), que vistoriou 560 veículos, nos municípios de Ocara, Baturité, Quixadá e Aracati. As fiscalizações foram realizadas nas rodovias: CE 359, km 10 (Ocara); CE 356, km 31 (Baturité); CE 060, km 155 (Quixadá) e CE 040, km 132 (Aracati).

Os infratores receberam multa de R$ 1.328,78, de acordo com a escala de Ringelmann. A medição, voltada para veículos movidos a diesel, é visualmente feita pelo técnico através da escala, que é constituída por cinco colorações, que variam de cinza claro ao preto total. As emissões de 20 e 40% estão dentro dos padrões. Já as de 60, 80 e 100% o veículo é autuado e multado.

Os proprietários que apresentarem seus veículos à autarquia no prazo de 15 dias, a contar da autuação, devidamente regulados para uma segunda medição do índice de fumaça, terão suas multas reduzidas em 50%.


Nos três dias da operação, a equipe da Geamo da Semace contou com o apoio de agentes da Polícia Rodoviária Estadual (PRE).

Fumaça Negra

Segundo a Semace, a emissão de fumaça negra proveniente dos veículos automotores do ciclo diesel é o resultado de uma combustão incompleta e está associada a problemas operacionais e de manutenção, podendo acarretar doenças relacionadas ao aparelho respiratório e cardiovascular, bem como alterações no clima da terra.

Redação POVO Online com informações da Semace

TAGS