PUBLICIDADE
Notícias

Manifestantes relatam violência da Polícia e discutem repercussão nas redes sociais

10:03 | 20/06/2013

Após as manifestações nas vias de acesso ao Castelão na última quarta-feira, 19, surgem os relatos sobre o excesso da Polícia e as reflexões sobre a repercussão e consequências do protesto nas redes sociais.

Milhares de manifestantante relataram no Facebook o clima de desespero e aflição no momento do combate com os policiais. Alguns chegaram a apresentar os pontos fracos do movimento e sugerir novas estratégias para as próximas manifestações.

[SAIBAMAIS 4]

Milana Feitosa, de 26 anos, uma das manifestantes que foi atingida por um tiro de bala de borracha, contou ao O POVO Online que o tiro foi efetuado por um policial a cerca de um metro e meio de distância. Milana caiu no chão e teve a cabeça ferida, olhos machucados, braços e pernas arranhados e sangramento nas narinas. A jovem foi socorrida por moradores da região e encaminhada a uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Ela conta que o grupo com o qual ela estava era formado por cerca de 50 pessoas, que seguiam pacificamente no protesto. E mesmo assim foi atingido por policiais que não hesitaram em atirar nos manifestantes, mesmo naqueles que estavam sentados no chão gritando "sem violência".

AÇÃO DA POLÍCIA 

Vídeo publicado no Youtube que mostra cenas de um manifestante que tanta conversar com os policiais e, em seguida, é agredido e encaminhado para uma viatura da Polícia.

[VIDEO2] 

O POVO FLAGROU

Um equipe do O POVO presenciou momentos em que a Polícia atirou contra pessoas que não estavam participando do movimento. Um morador da Aerolândia, que assistia ao jogo com amigos e familiares foi atingido na perna após contestar ordens de um policial. “Ele mandou eu sair correndo e, quando eu perguntei por quê, deu um tiro no chão, que jogou estilhaços na minha perna”, disse.

Veja vídeos que registram ação da Polícia durante o protesto

[VIDEO1] 

[VIDEO3] 

VANDALISMO

Alguns manifestantes também criticaram a atuação violenta de  grupos de pessoas que estavam no protesto e que agiram com violência e vandalismo na manifestação, o que teria gerado também a violência por parte da Polícia. Essas pessoas acabavam "tirando o foco" da manifestação. Nas mídias sociais, há também aqueles que criticaram a falta de liderança no movimento, provocando desorganização na manifestação.

Manifestantes também registram vídeo que retrata ação violenta da Polícia, com uso de gás lacrimogêneo e balas de borracha

AVALIAÇÃO DA PM

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Werisleik Matias, disse ontem ao O POVO que a ação da PM foi positiva e que a tropa agiu dentro da "legalidade". Na manhã desta quinta-feira, 20, às 11h, será realizada coletiva de imprensa na sede da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), para esclarecer como agiu a PM durante a ação e informar o número de manifestantes feridos pelos policiais, assim como policiais feridos na ação, segundo o comandante da PM, tentente-coronel Albano.

 

Rachel Gomes

redacaoportal@opovo.com.br

TAGS