PUBLICIDADE
Notícias

Educadora apresenta método mais atraente de aprender matemática

A iniciativa tem como alvo principal os alunos do ensino médio da rede pública e conta com recursos tecnológicos que tornam divertida a atividade

16:13 | 26/06/2013
NULL
NULL

Uma matemática mais atraente para os jovens. É assim que Andréa Marinho, diretora de educação da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), trabalha para incentivar os estudantes a gostarem e se interessarem mais pela matéria.

Com base em pesquisa feita junto a empresas, resultados apontaram que a falta de competência matemática e de raciocínio lógico são deficiências apresentadas pelos trabalhadores atuais, o que resulta na falta de profissionais qualificados para atuar nas empresas, especialmente nas áreas ligadas às ciências exatas.

"Não há inovação sem a matemática. Poucos alunos estão fazendo a escolha pelas ciências exatas por conta da matemática. O profissional é prejudicado em sua adaptação ao mundo e as novas tecnologias. Há também a necessidade de termos mais engenheiros no País", disse Andréa Marinho.

Segundo a educadora, que realizou palestra na manhã desta quarta-feira, 26, na sede da Federação das Indústrias do Ceará (Fiec), a iniciativa tem como alvo principal os alunos do ensino médio da rede pública e conta com recursos tecnológicos que tornam divertida a atividade.

"Fomos pesquisar o que há de melhor no mundo em centro de formações, como Finlândia, Japão, Estados Unidos e China, e incorporamos o modelo em nossa cultura. Utilizamos jogos de vídeo game de um jeito atraente, sem aquela coisa chata dos jogos educativos que tem por aí. Implantamos este projeto no Sesi (Serviço Social da Indústria) do Rio de Janeiro para quatro mil alunos e já colhemos resultados", disse Marinho.

A partir desse resultado, segundo a palestrante, é possível traçar um perfil da rede pública entre os estudantes, professores e colégios, e identificar o problema. O método desenvolvido para o programa, no entanto, está disponível para escolas de todo o País.
[FOTO2]

 

 

 

 

 

 

Para a secretária de Educação do Ceará, Izolda Cela, que estava presente na palestra, o projeto é interessante, principalmente por se tratar de um programa voltado para o ensino médio da rede pública.  "O que vier de reforço para essa área é bem vindo. Queremos trazer novas ideias. Estou animado com o projeto", disse Izolda Cela.

Saiba mais

- No Rio de Janeiro, um espaço dedicado a matemática será aberto à visitação pública e abrigará exposições. A Casa Sesi Matemática no Rio de Janeiro, que está prevista para ficar pronta em 2015, exibirá conteúdo lúdico e interativo para aproximar os jovens do universo dos números. Veja no Youtube o projeto da Casa Sesi Matemática.

- Além de Andréa Marinho e Izolda Cela, também estavam presentes na palestra: Fernando de Melo Nunes Ribeiro, diretor regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-CE), o Presidente do Conselho de Educação, Ednilton Soárez, e o Superintendente do Sesi-CE, Francisco das Chagas Magalhães. 

Thadeu Braga

TAGS