PUBLICIDADE
Notícias

Cagece diz não ter solução técnica definitiva para o vazamento de esgotos em Fortaleza

O órgão esclareceu que estão sendo realizadas ações educativas com a população para evitar a obstrução da tubulação e o consequente vazamento dos esgotos

12:06 | 06/06/2013
NULL
NULL

Após imagens de vazamento de esgostos em Fortaleza divulgadas por leitor no Blog do Eliomar, a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) informou, na manhã desta quinta-feira, 6, que o problema foi solucionado com o bombeamento da água dos esgotos, no entanto, trata-se de uma medida pontual da Cagece.

Em contato com O POVO Online, a assessoria de comunicação afirmou que o órgão não tem uma solução técnica definitiva para o problema e que em uma próxima chuva o vazamento "provavelmente" voltará a ocorrer. Esclarece que estão sendo realizadas ações educativas com a população para evitar a obstrução da tubulação e o consequente vazamento dos esgotos.

"A Cagece lembra que realizou, em 2012, toda a limpeza interna do interceptor leste, tubulação situada na Avenida Beira Mar, estando, portanto, a tubulação totalmente desobstruída. O valor investido chegou a R$ 2,4 milhões, com recursos próprios, tendo sido retirados 3.800 toneladas de sedimentos dos 6 km de tubos", disse a Cagece em nota enviada ao Blog do Eliomar.

Segundo o órgão, o problema é ocasionado pela entrada de água de chuva nas tubulações de esgoto, quando era para ser acumulada na rede de drenagem.

"A Companhia esclarece que o sistema utilizado em Fortaleza é chamado de separador absoluto, em que os tubos de esgoto são dimensionados para transportar apenas o volume de esgoto. Desta forma, a chuva deve ser direcionada para a rede de drenagem, esta sim dimensionada para este fim", explicou a nota.

Mais cedo, o secretário de Turismo de Fortaleza (Setfor), Salmito Filho falou sobre caso dos esgotos estourados na Beira Mar e se comprometeu em solucionar o problema. "O prefeito Roberto Cláudio já solicitou ao Governador Cid Gomes projeto para resolver o sistema de esgoto e a balneabilidade da praia da Beira Mar", disse Salmito.

Redação O POVO Online

TAGS