PUBLICIDADE
Notícias

42,1% dos alunos cearenses de 3º ano têm nível satisfatório em leitura

17:44 | 25/06/2013
Resultados da Prova ABC, divulgados na noite desta segunda-feira, 25, mostraram que 42,1% dos alunos cearenses de 3º ano do ensino fundamental têm nível satisfatório em leitura. Considerando o 2º ano, esse índice desce para 19,2%. Os resultados foram obtidos na segunda edição da Prova ABC (Avaliação Brasileira do Final do Ciclo de Alfabetização), realizada pela instituição Todos Pela Educação em parceria com a Fundação Cesgranrio, com o Instituto Paulo Montenegro/Ibope, e com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Nesta edição - aplicada no fim de 2012 - foram avaliadas competências em leitura, escrita e matemática. No Ceará, 2 mil alunos participaram da prova. Segundo Priscila Cruz, diretora executiva do movimento Todos Pela Educação, existe desigualdade de resultados entre as regiões Norte e Nordeste, comparando com as regiões Sul e Sudeste. "O Ceará sai um pouco da regra do Nordeste, por estar mais proximo à media nacional", pontuou a gestora.

Na competência escrita, o Ceará conseguiu nível satisfatório em 18,4% dos alunos de 3º ano. O índice se aproxima da média do Nordeste (18,9% dos alunos de 3º ano com nível satisfatório). A prova foi aplicada na rede municipal, estadual e particular. Não foi informada a quantidade de crianças participantes em cada uma das séries ou redes de ensino.

A Prova ABC também avaliou a taxa de conclusão dos alunos de 2º e 3º anos aos oito anos. No Ceará, o percentual chega a 68,9%. Esse índice é superior ao alcançado pelo Nordeste (60,2%) e também a taxa nacional (64,9%). Em todo o Brasil, a avaliação envolveu 54 mil alunos, 1.200 escolas e 600 municípios.

Redação O POVO Online com informações da repórter Camila Holanda

TAGS