PUBLICIDADE
Notícias

Termina nesta sexta o prazo para as escolas públicas aderirem ao Mais Educação

Segundo a Prefeitura, todas as escolas do 6º ao 9º ano já estão credenciadas. A adesão e a prática do Mais Educação são parte do Pacto de Responsabilidade firmado por Ivo Gomes no começo deste ano

16:08 | 31/05/2013

Nesta sexta, termina o prazo de adesão das escolas públicas ao programa federal Mais Educação. Segundo a Secretaria Municipal de Educação (SME), das 284 escolas de ensino fundamental, 231 aderiram ao programa, até a manhã desta sexta. Dez escolas a mais que 2012. A secretaria destaca que foram credenciadas todas as escolas que atendem do 6º ao 9º ano na Capital, o que segundo a pasta, honra o Pacto de Responsabilidade Social e Pedagógica Pelos Estudantes da Rede Pública de Fortaleza, anunciado pelo secretário Ivo Gomes no início de fevereiro deste ano. 

O programa, que oferece atividades optativas em período integral, tem especial significado neste ano letivo a Fortaleza. Ao encerrar o ano letivo de 2012 com dois meses de antecedência, o secretário comprometeu-se a oferecer aulas extras a estudantes do 6º ao 9º ano a partir de julho, pelo Mais Educação. O Pacto de Responsabilidade pretende regularizar o calendário letivo em relação às redes escolares do Ceará e do resto do Brasil, dissonante por conta das sucessivas greves de professores desde 2007.

Adesão estadual

A coordenadora do programa Mais Educação, da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), Rejane Hélvia Ribeiro Quirino, informou também que das 680 escolas da rede, 144 já estão vinculadas ao Mais Educação. O número, contabilizado até as 18 horas da última quarta-feira, 29, conforme descreve Rejane, tem expectativa de estender-se para 160 escolas."Como só podem aderir escolas com ensino fundamental, cujo atendimento é praticamente feito pelos municípios, enquanto a rede estadual é responsável pela matrícula do ensino médio, teremos menos escolas com perfil para adesão", diz Rejane.

Saiba Mais  

Mais Educação no Brasil

Criado em 2008, o Mais Educação tem como objetivo aumentar a oferta educativa nas escolas públicas por meio de atividades optativas. A área de atuação do programa foi demarcada para atender, em caráter prioritário, as escolas que apresentam baixo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), situadas em capitais e regiões metropolitanas, sendo a maioria dos alunos são atendida pelo Bolsa-Família. 

Mais Educação em Fortaleza

As atividades são distribuídas em sete macrocampos: 1-Acompanhamento pedagógico; 2-Comunicação e uso de mídias, cultura digital e tecnológica; 3-Cultura, artes e educação patrimonial; 4-Educação ambiental e sociedade sustentável; 5-Esporte e lazer; 6-Educação em direitos humanos; e 7-Promoção da saúde. Destes, o único obrigatório é o Macrocampo Acompanhamento pedagógico. 

O Mais Educação funcionará por 3 horas diárias e será obrigatório para alunos de 6º ao 9º ano.

 

Sara Rebeca Aguiar
sararebeca@opovo.com.br 

 

 

 

TAGS