PUBLICIDADE
Notícias

Mobilização no Passeio Público marca o Dia Nacional da Luta Antimanicomial

10:16 | 17/05/2013
Para comemorar o Dia Nacional da luta Antimanicomial, celebrado neste sábado, 18, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Rede de Atenção em Saúde Mental, oferece nesta manhã de sexta-feira, 17, no Passeio Público, no centro de Fortaleza, programação artística e cultural com a participação de trabalhadores, pacientes da rede de saúde mental e seus familiares, além da sociedade civil. As atividades ocorrem das 9h às 13h e são abertas ao público em geral.

O encontro celebra a conquista do “Bloco Doido é Tu”, como campeão do carnaval 2013; e contará com a apresentação da orquestra de vidros mágicos, recital de poesias, dança, música, entre outras atrações.

O Dia Nacional da Luta Antimanicomial representa a luta de superação dos manicômios, da exclusão social e das formas de violação de direitos das pessoas acometidas por transtornos mentais e que fazem uso problemático de álcool, crack e outras drogas.

Com a implementação da Lei 10.216, em abril de 2001, foram alcançadas conquistas articuladas pelo Movimento da Reforma Psiquiatra Brasileira. Entretanto, ainda há muito a ser utilizado no cotidiano das práticas na assistência em saúde mental, como o cuidado na perspectiva da autonomia e cidadania do sujeito, garantindo assim práticas antimanicomiais em serviços abertos e comunitário.

Segundo a coordenadora executiva da Célula de Atenção à Saúde Mental da SMS, Natália Rios, esse é um dia especial na luta em defesa dos direitos das pessoas com sofrimentos decorrentes de transtornos mentais e/ou que fazem uso problemático de substâncias psicoativas.

Redação O POVO Online com informações da SMS

TAGS