PUBLICIDADE
Notícias

Mais de 13 mil alunos da rede municipal serão alfabetizados novamente

15:00 | 21/05/2013
Um programa de correção de fluxo escolar deve alfabetizar 13.747 alunos do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental da rede municipal de Fortaleza. Todas as escolas da rede pública municipal devem passar pelo programa da Secretaria Municipal de Educação (SME). O projeto visa elevar os índices de aprendizagem dos alunos.

Os mais de 13 mil alunos não atingiram o nível desejado de leitura e escrita na faixa etária adequada. Segundo a Secretaria de Educação, foi detectado que 21% dos alunos nesta faixa etária não sabem nem ler, nem escrever, o que prejudica o aprendizado. A SME chegou ao diagnóstico através de uma avaliação de leitura e escrita realizada pelas próprias escolas no início do ano letivo.

Intervenção pedagógica
De acordo com a SME, a intervenção pedagógica tem o intuito de auxiliar na construção de competências e habilidades de leitura, escrita, desenvolvimento do raciocínio lógico matemático e resolução de problemas.

A correção de fluxo escolar em alfabetização ocorrerá com a utilização de duas estratégias pedagógicas: o Software Luz do Saber e o Programa de Correção de Fluxo em Alfabetização do Ministério da Educação/ Grupo de Estudos em Educação, Metodologia de Pesquisa e Ação (GEEMPA).

Com o Software Luz do saber, o aluno participa de atividades no computador e no papel e de jogos que visam à interação com os colegas e com o professor. O GEEMPA também tem foco na alfabetização através de jogos pedagógicos, mas sem o auxílio do computador. Os dois métodos serão aplicados simultaneamente nas turmas de correção de fluxo escolar.
Redação O POVO Online

TAGS